Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara homenageia Lei da Anistia e fundação da CUT

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    Em homenagem aos 35 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), comemorado nesta terça-feira (28), e ao 39º aniversário da Lei da Anistia, celebrado no dia 22 de agosto, a Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (27), sessão solene requerida pelos deputados Vicentinho (PT-SP) e Erika Kokay (PT-DF).

    Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a relação entre as duas datas. “A aprovação da Lei da Anistia foi passo importante no processo de redemocratização do País, que possibilitou, entre outros avanços sociais, a organização dos trabalhadores em entidades representativas como a CUT, por exemplo”, afirmou.

    Para a deputada Erika Kokay, que foi presidente da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal, a promulgação da Lei da Anistia e a criação da CUT são dois eventos fundamentais para o Brasil. “Estamos lutando para que se faça justiça neste País, para que o povo brasileiro tenha consciência de períodos traumáticos da história, entre eles a ditadura militar”, declarou.

    Vicentinho foi eleito presidente da central sindical entre os anos 1994 e 2000. A gestão dele foi marcada pela resistência ao neoliberalismo, ao desemprego e ao arrocho salarial, e pela ampliação das lutas de interesse da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

    Em seu discurso, o parlamentar lembrou do momento de fundação da central e dos 35 anos de atuação da organização. “A CUT mantém uma coerência nos seus propósitos e na relação com suas bases. Ela se transformou na maior central sindical do Brasil e na quinta maior do planeta. Organizou-se e relaciona-se com o mundo de maneira fraterna, dando vasão ao ditado de que a classe operária é internacional”, disse.

    Conclat
    A Central Única dos Trabalhadores foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). A entidade surgiu como uma organização sindical brasileira com o compromisso de defender os interesses da classe trabalhadora.








    Lei da Anistia
    A Lei da Anistia, promulgada em 1979 pelo então presidente João Batista Figueiredo, concedeu anistia a todos os cidadãos punidos pelo governo militar e permitiu a volta ao Brasil de estudantes, professores e cientistas afastados das instituições de ensino e pesquisa e exilados no exterior durante a ditadura.

    Em novembro de 2002, por meio da Lei 10.559, foi criada a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, um órgão responsável por reparar moral e economicamente as vítimas de atos de exceção e arbítrio e violações de direitos humanos cometidas entre 1946 a 1988.

    Como parte da comemoração do aniversário da lei, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara realizará, nesta terça-feira (28), uma audiência pública para avaliar a atual situação da comissão de anisitia, em especial suas metas e a continuidade de suas ações.

    Reportagem – Larissa Galli
    Edição – Roberto Seabra

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-homenageia-lei-da-anistia-e-fundacao-da-cut/617936049

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)