Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara rejeita novas regras para inversão do ônus da prova em prol do consumidor

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) rejeitou, na quarta-feira (2), proposta que altera o Código de Defesa do Consumidor (CDC Lei 8.078/90 ) para redefinir os casos em que pode haver a inversão do ônus da prova em favor do consumidor, no processo civil. O texto em questão é o Projeto de Lei 240/11 , do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que já havia sido rejeitado pela Comissão de Defesa do Consumidor e agora será arquivado, exceto se houver recurso para que seja examinado pelo Plenário.

    A regra valeria para as situações em que o consumidor se sentisse em desvantagem por não ter recebido orçamento, pedido, contrato, manual de instrução em língua portuguesa e rotulagem, certificado de garantia, recibo, nota fiscal ou documento equivalente de fornecimento de produtos ou de prestação de serviços.

    Atualmente, o código estabelece que a inversão do ônus da prova, que passaria a ser do fornecedor, fica a critério do juiz, quando ele julgar verossímil a alegação do consumidor ou quando o cliente for considerado hipossuficiente pelo magistrado.

    Dificuldades

    Relator na CCJ, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) encaminhou pela constitucionalidade da matéria, mas, no mérito, votou pela rejeição. Segundo ele, as novas regras, em vez de favorecer a defesa dos direitos do consumidor, acabaria por enfraquecê-la. Atualmente, o juiz inverte o ônus da prova, seja pela patente verossimilhança da alegação do consumidor, seja pela fácil constatação de sua hipossuficiência, lembrou. Condicionar a inversão às hipóteses trazidas pelo projeto tornará mais difícil a inversão do ônus da prova, em favor do consumidor, completou.

    Moreira também rejeitou emenda apresentada na CCJ que, segundo ele, mantinha a série de requisitos para que o consumidor que se sinta em condição de desvantagem e peça a inversão do ônus da prova.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-rejeita-novas-regras-para-inversao-do-onus-da-prova-em-prol-do-consumidor/100595550

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)