Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara rejeita proibição de copos de vidro em casas noturnas

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados rejeitou, no último dia 18, proposta que proíbe a venda de bebidas ou outros produtos em recipientes de vidro em boates e casas noturnas. A medida está prevista no Projeto de Lei 1113/15, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que pretende inibir a violência nesses locais.

    Apesar de concordar como fato de que tais recipientes muitas vezes são usados para a prática de crimes, o relator na comissão, deputado Renato Molling (PP-RS), recomendou a rejeição da matéria e do PL 1578/15, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que tramita em conjunto e trata do mesmo assunto.

    Por tramitarem em caráter conclusivo e terem sido rejeitados na única comissão que analisaria o seu mérito, os projetos serão arquivados, a menos que haja recurso para que sejam examinados também pelo Plenário da Câmara.

    Renato Molling não acredita que a medida proposta aumente a segurança nas casas noturnas, uma vez que muitas mortes nesses locais são decorrentes de tiros de arma de fogo. “A segurança nesses ambientes está mais relacionada com a ocorrência de eventos trágicos, seja por uma deficiência na prevenção ou na contenção de tumultos”, observou.

    Bebida pirata
    O relator disse ainda que a proposta abriria brechas para o mercado pirata de bebidas. “Quando o cliente apenas recebe o líquido em seu recipiente descartável oriundo de uma garrafa que foi aberta do outro lado do balcão, abrem-se as portas para que comerciantes de má-fé vendam um produto diferente do oferecido ao cliente.”

    Molling também não crê que os custos dos estabelecimentos sejam reduzidos, como esperava a autora. Na visão do relator, se os empresários optam por recipientes de vidro, é porque é vantajoso para eles. Além disso, algumas bebidas, como uísque, continuariam demandando copos de vidro.

    O uso de recipientes de vidro evitaria ainda, segundo Molling, o descarte de vasilhames plásticos ou de outros materiais na natureza.

    Por fim, o relator apontou inconstitucionalidade na proposta, uma vez que caberia aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Noéli Nobre
    Edição – Marcelo Oliveira

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268401
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-rejeita-proibicao-de-copos-de-vidro-em-casas-noturnas/259248954

    Informações relacionadas

    Garrafas, taças e copos de vidro podem ser proibidos em boates goianas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)