Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024

Campanha “Não Incomode Seu Vizinho” obriga que 55 estabelecimentos se readequem a Lei em Bragança

Publicado por Carolina Salles
há 11 anos

Serralheria interditada em agosto um dos exemplos da atuao em casos de perturbao de sossego - foto Divulgao

Desde fevereiro, a atual administração desenvolve em Bragança Paulista, a campanha “Não Incomode o Seu Vizinho”, que consiste em orientações, palestras nas escolas, e fiscalizações em residências e estabelecimentos comerciais, industriais e religiosos a fim de evitar a perturbação do sossego público.

Ao todo, foram registradas 259 denúncias referentes à perturbação de sossego, que resultaram em 98 ocorrências e a readequação acústica de 55 estabelecimentos.

Vale lembrar, que muitas vezes há várias reclamações do mesmo caso. Destas denúncias, apenas 5% não procedem, mas em 95% dos casos os reclamantes tinham razão quanto ao incômodo causado.

Ainda de acordo com o balanço, 17 embargos foram realizados, além de aplicadas multas no valor total de R$ 8.295,00.

A Lei Municipal nº 4.049, de 29 de julho de 2009, estabelece diretrizes, critérios e normas para emissão de ruídos urbanos e proteção do bem-estar e do sossego público. De acordo com a lei, é proibido perturbar o sossego e o bem-estar público com ruídos, vibrações, sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza que contrariem os níveis máximos de intensidade permitidos.

Ou seja, perturbar o sossego de alguém não significa apenas ligar o som em alto volume. Gritarias, atividades comerciais, industriais ou religiosas também podem produzir volume excessivo e serem consideradas perturbação, assim como os ruídos em decorrência de animais, por exemplo.

A perturbação de sossego não acontece, necessariamente, apenas no período noturno. Pode acontecer também pela manhã. Não importa a hora, se o barulho for excessivo e estiver perturbando, alguém a Prefeitura pode fiscalizar o local.

Denúncias podem ser feitas, de preferência, pessoalmente, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Av. dos Imigrantes, nº 1.307, Jd. América, ou pelo telefone 4034-6780, de segunda a sexta-feira em horário comercial. Durante à noite e nos feriados e finais de semana, as denúncias poderão ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal.

Foto: Divulgação

Fonte: http://noticias.portalbraganca.com.br

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3787
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1855
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-nao-incomode-seu-vizinho-obriga-que-55-estabelecimentos-se-readequem-a-lei-em-braganca/112227917

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Edson Lima
4 anos atrás

Excelente!!! Gostaria que fiscalizassem as escola de samba em especial a escola de samba Vila Aparecida pois aqui é desrespeito total. continuar lendo