Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Cão com próteses nas pernas motiva tutora a ajudar animais especiais

    Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

    Quando Naki’o era apenas um filhote, ele e seus irmãos foram encontrados abandonados em uma casa em Nebraska (EUA), no meio do inverno.

    A mãe já havia falecido no momento em que foram encontrados, mas todos os cãezinhos estavam seguros e saudáveis quando foram resgatados – exceto pelo pequeno Naki’o, que foi descoberto congelado em uma poça.

    Naki’o sofreu uma severa queimadura causada pelo frio e teve as quatro patas (e partes variadas de cada perna) amputadas. Ele também perdeu metade de seu rabo, metade do seu nariz e uma pequena parte de sua orelha direita, contou sua tutora Christie Pace. Ele se tornou o primeiro cão a receber quatro pernas protéticas.

    Naki’o e seus irmãos foram salvos pelo centro de resgate da Puppy’s Voice em Fort Collins, Colorado. Inicialmente, todos eles sofreram de desnutrição e sarna, mas cada um encontrou um lar amoroso, até mesmo o pequeno e especial Naki’o.

    Pace havia trabalhado como técnica de veterinária por nove anos, então quando começou a procurar um filhote de cachorro para adotar, estava familiarizada com cães que precisavam de um pouco de atenção e cuidado extra. Ela não estava pensando em adotar um filhote com necessidades especiais, mas assim que viu Naki’o no PetFinder, soube que ele seria perfeito.

    “Não tinha certeza de que tipo de cão estava procurando na época, mas me deparei com Naki’o [nomeado Stubby no centro de resgate], li sua história, vi sua foto e instantaneamente me apaixonei. Eu não estava à procura de um cão com uma deficiência, mas sempre tive um coração enorme para esses animais”, contou Pace.

    Pace marcou um encontro para conhecer o pequeno Naki’o e, após perceber que ele era um cachorrinho incrível e amoroso, acabou levando-o para casa no mesmo dia.

    “Ele entrou na sala de exame e era o menino mais feliz que você poderia encontrar. Você nem mesmo via sua deficiência em primeiro lugar porque ele estava tão feliz e estava me beijando, era amor”, completou.

    Quando Naki’o se juntou a sua nova família, seus tutores não tinham certeza do que exatamente ele precisaria conforme ficasse mais velho. Uma vez que ele pesava apenas quatro quilos quando foi adotado, foi capaz de mover-se com bastante facilidade. Porém, ao crescer, teve mais dificuldades e ficou evidente que ele iria precisar de uma assistência extra.

    “Eu sabia que ele precisava de ajuda, e então o destino entrou em cena. Eu tinha um cliente na clínica que tinha uma joelheira articulada OrthoPets. Nunca tinha visto ou sabia que existia. Procurei a OrthoPets em Denver e descobri que eles fizeram próteses, então marquei uma consulta para ele”, revelou a tutora.

    Com a ajuda de seus clientes generosos, Pace foi capaz de arrecadar dinheiro suficiente para comprar pelo menos uma prótese para Naki’o. Quando soube que precisaria de um total de quatro próteses para ter uma melhor qualidade de vida, ela estava preocupada com o custo até que a OrthoPets decidiu doar as três pernas restantes.

    Naki’o começou a receber suas pernas protéticas ao longo de alguns meses. Ao ganhar as quatro pernas protéticas, o cão ficou imediatamente feliz com tudo o que podia fazer.

    “Ele parecia um bebê se levantando para andar pela primeira vez. Percebeu que poderia ir a qualquer lugar que quisesse, deu seu primeiro passeio na rua e até quebrou as dobradiças de sua prótese frontal porque correu tão rápido e fez uma curva acentuada”, disse Pace.

    Ao longo dos anos, as próteses de Naki’o foram ajustadas para melhor atender às suas necessidades e ele agora tem seu conjunto final com que deve permanecer pelo resto de sua vida.

    Naki’o é o primeiro cão no mundo a receber quatro pernas protéticas e elas realmente o ajudaram a se tornar a melhor versão de si mesmo.

    “É o cão mais feliz que você irá encontrar. Ele não permite que sua deficiência o defina, se quer alguma coisa encontrará uma maneira, está sempre sorrindo e é sempre tão reconfortante para mim e para os outros”, revelou Pace ao The Dodo.

    Inspirada por Naki’o, em 2011, Pace começou um centro resgate chamado Nakio’s Underdog Rescue, que é especializado em ajudar animais com necessidades especiais.

    “Comecei para honrar Nakio’s porque sabia que havia tantos animais com deficiência lá fora e muitos deles não são resgatados e adotados. Eu sabia que não poderia adotar todos, então pensei que um centro especificamente para diferentes deficiências seria a melhor opção na época. Somos um local muito pequeno, uma vez que cada animal precisa de muitos recursos, mas fazemos o que podemos para ajudar”, contou.

    Mesmo que ela não possa adotar todos, Pace conseguiu salvar muitos filhotes com necessidades especiais. Além de Naki’o, ela também cuida de três cães cegos e um cão com duas pernas e meia que usa uma cadeira de rodas.

    O pequeno Naki’o teve um começo incrivelmente áspero na vida, mas felizmente encontrou uma tutora que entende que todos os cães merecem uma chance e tem sido capaz de ter a melhor vida possível por causa dela.

    “Amo como animais deficientes são tão amorosos, tão cheios de vida e têm almas tão gentis. Eles realmente merecem uma qualidade de vida porque uma deficiência não significa que a vida acabou, eles têm muito mais neles”, concluiu Pace.

    Comments

    comments

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cao-com-proteses-nas-pernas-motiva-tutora-a-ajudar-animais-especiais/420537535

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)