Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Caravana debate sobre direitos e deveres dos cidadãos


    Como o cidadão pode colaborar para auxiliar o Tribunal de Contas do Estado da Bahia a fiscalizar os recursos públicos, fazendo com que o dinheiro arrecadado pelo governo do estado cumpra a sua função social? A Caravana da Ouvidoria lançou, nas ondas do rádio, a resposta a essa pergunta, atingindo cerca de 600 mil ouvintes nos municípios de Senhor do Bonfim e Campo Formoso. Nesta quinta-feira (27.8), a equipe da Caravana concedeu entrevistas nas rádios Caraíba AM e Nuporanga 98 FM. Esta última emissora alcança 46 municípios. Desta vez, o bate-papo com as comunidades do interior girou em torno não apenas de direitos, mas principalmente dos deveres dos cidadãos.

    Ao ser entrevistado, na Rádio Caraíba AM, pelo radialista Cléber Vieira, o ouvidor do TCE/BA, Paulo Figueiredo, deu ênfase ao papel de cada um de nós como ator principal do controle social. "Não adianta muita coisa reclamar das instituições sem ter uma consciência que nos leve a ações transformadoras. É preciso que a sociedade se organize e assuma um sentido de coletividade para poder cobrar dos órgãos públicos boas obras, serviços e políticas públicas eficientes. Por essa razão nós estamos aqui. Para mostrar qual a missão do TCE/BA e convocar vocês a assumir o importante papel de nos ajudar na fiscalização dos recursos públicos", salientou o ouvidor.

    Na Nuporanga 98 FM, em Senhor do Bonfim, os radialistas Marcone Nunes e Gilvan Macário deram mais destaque a perguntas relativas à fase de aproximação do TCE/BA com a sociedade. O ouvidor do TCE/BA descreveu o passo a passo do acesso à Ouvidoria no site do Tribunal e divulgou outros canais de comunicação, como o 0800 284-3115 e o WhatsApp 71 9902-0166. "A Ouvidoria é um dos importantes elos entre o TCE/BA e o cidadão. Mas você deve fazer a sua parte, denunciando quando perceber indícios de irregularidades em obras públicas ou em qualquer situação que configure o mau uso do dinheiro público estadual", ressaltou Paulo Figueiredo.

    Após a entrevista, o diretor da 98 FM, José Veras de Carvalho, comentou sobre a importância do trabalho realizado pela Caravana da Ouvidoria. "Este trabalho tem grande relevância social porque a maioria dos cidadãos do interior não sabe qual a finalidade de cada órgão público. A maioria da população não conhece o funcionamento dos órgãos. Daí a importância de vocês virem ao rádio esclarecer os ouvintes para que eles possam ter algum entendimento e exercer os seus direitos", concluiu.

    A equipe da Rádio Caraíba AM é composta também pelo operador Oguemar Andrade. Integram também a equipe da Nuporanga 98 FM Edilene dos Reis Veras de Carvalho, Reinaldo Antonio da Silva, Sérgio Sátiro da Silva, Janete Lima de Almeida, Ana Paula Lopes da Silva, Gilvan Pereira da Silva, Paulo Santos da Silva, Luciane Barros Alves, Marcelo Emanuel da Silva e Leandro dos Santos. A Caravana da Ouvidoria segue agora para Jacobina e Riachão do Jacuípe.

    • Publicações1811
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caravana-debate-sobre-direitos-e-deveres-dos-cidadaos/225097079

    Informações relacionadas

    Lauro Chamma Correia, Operador de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Direitos do Cidadão

    Felipe Pinheiro, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Abordagem Policial: O que é? Quais os principais direitos e deveres do cidadão?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)