Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Carnaval Ouro Negro promove sustentabilidade dos blocos

    há 14 anos

    Salvador - Desenvolvido pela Secretaria de Cultura da Bahia, em parceria com o Sebrae na Bahia, Instituto de Gestão das Águas e Climas (Ingá) e as Secretarias de Promoção à Igualdade e de Turismo do Estado, o projeto Carnaval Ouro Negro leva a gestão cultural aos blocos carnavalescos de matriz africana de Salvador. Uma das ações do projeto é um catálogo sobre os blocos da capital.

    Richard Alves, coordenador da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae/BA, destaca que o Programa de Gestão Cultutal, implantado no projeto Carnaval Ouro Negro, foi desenvolvido após ser levantado um diagnóstico das entidades. A partir daí, cada um desses blocos teve 100 horas de capacitação, com noções de empreendedorismo, marketing, elaboração de projetos para captção de recursos, entre outros temas, explica Richard.

    O coordenador afirma ainda que o projeto como um todo tem o objetivo final de tornar os blocos auto-sustentáveis. Queremos que, com o tempo, eles caminhem com as próprias pernas e possam buscar outras fontes de recursos, além do Estado. É uma maneira de desenvolver essas entidades economicamente, contribuindo para a geração de emprego e renda, finaliza.

    O coordenador de Ações para o Carnaval da Secretaria de Cultura, Edivaldo Bolagi, complementa, dizendo que o projeto Carnaval Ouro Negro busca uma afirmação dos blocos afro como raízes culturais da Bahia, porém trazendo uma visão mais ampla aos gestores. Queremos que eles enxerguem além do Carnaval e visualizem as instituições na formação jurídica, como negócio e fonte de renda, afirma.

    Márcio Meirelles, secretário de Cultura da Bahia, destaca o apoio do Sebrae. O Sebrae possibilitou que essas entidades pudessem dialogar com o mundo contemporâneo, com o mundo dos negócios. Estamos aqui dando um grande passo para reconhecer e valorizar a importância dos blocos afro para a cultura baiana, conclui o secretário.

    Serviço:

    Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores225
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carnaval-ouro-negro-promove-sustentabilidade-dos-blocos/2082770

    Informações relacionadas

    Georges Humbert, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Educação ambiental: um dever do Poder Público até no carnaval

    Carolina Salles, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    Meio Ambiente dá dicas para um Carnaval com sustentabilidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)