Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Carreira de piloto custa caro e exige reciclagem

Para conseguir autorização para voar é preciso desembolsar ao menos R$ 63 mi

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Carreira de piloto custa caro e exige reciclagem

Andrei no simulador de voo / Luis Blanco/ Diário SP

Doze meses de curso teórico, 500 horas de voo e cerca de R$ 63 mil. Essas são as prerrogativas básicas para uma pessoa se tornar piloto privado ou co-piloto comercial de táxi aéreo (aeronaves de pequeno porte). Quem sonha em entrar no concorrido mercado da aviação comercial precisa completar ao menos 1,5 mil horas de voo.

De acordo com Andrei Bertulucci, instrutor de voo da Eacon (Escola de Aviação Congonhas), além de ter mais de 18 anos, o ensino médio completo e ser aprovado em um exame médico em uma clínica credenciada pela Anac (Agencia Nacional de Aviacao Civil), alguém que deseja comandar uma aeronave precisa ser disciplinado e se abster do uso contínuo de álcool e outras substâncias psicotrópicas.

“Além disso, o piloto passa todo ano por um curso de reciclagem de cerca de uma semana para poder renovar sua permissão para pilotar”, explica.

Apesar da qualificação profissional de um piloto comercial ser bastante cara, a procura ainda é grande e todos os meses são abertas novas turmas, pois a remuneração para esse tipo de profissão é bastante alta, com média de salário que varia entre R$ 20 mil a R$ 30 mil para os comandantes do voo

O curso para piloto provado tem cinco meses de aula teórica, além de 40 horas de voo. O custo fica em torno de R$ 15 mil. Quem deseja se especializar precisa fazer o curso de piloto comercial, que envolve seis meses de aula, mas 110 horas de voo acompanhado. O valor gasto já sobe para R$ 40 mil. Para tornar-se instrutor de voo, o candidato tem de encarar mais um mês de curso teórico e outras 27 horas de voo monitorado por outro instrutor. São cerca de R$ 8,6 mil.

HOMENS/ Segundo Bertulucci, os homens representam 80% dos alunos na escola de pilotos e as idades variam entre 18 e 30 anos. As aulas normalmente ocorrem em meio período, sobretudo pela manhã ou no período noturno

Entrevista Andrei Bertulucci_instrutor de voo de escola de pilotos ‘Procura pela profissão ainda é grande’

Andrei Bertulucci é instrutor de voo de uma escola de aviação em São Paulo e explica qual o caminho necessário para quem deseja tornar-se piloto comercial de aviões e como o meio encara acidentes como o que matou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB).

DIÁRIO_ Como vocês encararam o acidente com o avião de Eduardo Campos?

ANDREI BERTULUCCI_A gente fica chateado porque perdemos um colega de trabalho, do ramo, além das outras vítimas. Mas após o relatório do acidente sair, o que é aconselhável fazer, sobretudo para quem pilota o mesmo tipo de aeronave, é ler o documento para verificar detalhe por detalhe o que ocorreu e tomar mais cuidado com determinados procedimentos.

A formação de piloto é bastante cara. A procura por essa profissão ainda é grande? Sem dúvida, principalmente porque um comandante de voo de uma companhia aérea pode ganhar por volta de R$ 30 mil

. A idade mínima para fazer o curso de piloto privado é de 18 anos. Já há pilotos jovens nas companhias aéreas?

Sim. Há co-pilotos com 19 anos

Para que tipo de formação é utilizado o simulador de voo?

É para o caso piloto comercial. Eles utilizam durante todo o curso de formação e nas semanas de reciclagem obrigatórias a todos os profissionais.

Filipe Sansone

FONTE

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1258
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10882
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carreira-de-piloto-custa-caro-e-exige-reciclagem/134032447

Informações relacionadas

Adelson S Junior, Advogado
Modeloshá 3 anos

Impugnação ao Cumprimento de Sentença

Humberto Pedrosa, Advogado
Modeloshá 2 anos

Contrato de prestação de serviço de filmagem aérea

Henrique Albuquerque de Melo, Advogado
Modelosano passado

Inicial - Falha Prestação de Serviço - Não Prestação - Restituição

Escritório Chang, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação de suprimento judicial de autorização paterna

Notíciashá 17 anos

Piloto de avião tem jornada de 176 horas mensais

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Desde minha infacia sonhva em ser piloto militar e depois comercial, contudo por motivos outros nao consegui ingressar na carreira militar, parti para a area academica e hoje trabalho em um multinacionacional cujo escritorio eh vizinho ao Aeroporto de Jacarepagua-RJ e seu aeroclube. Tenho muita vontade de ter o breve de piloto mas nessa altura da minha vida nao penso em ser piloto comercial, gostaria de voar por diversao e sentir a delicia que eh deslizar pelos ares. Espero ter condicoes em breve de arcar com os custos para PP e poder realizar esse sonho de infancia. Obrigado !!! continuar lendo

Se você quer voar por diversão verifique a possibilidade de ser piloto de recreio, é muito muito mais barato... abraço. continuar lendo

Gasta-se muito , estuda-se um exagero pra depois trabalhar 'de grátis' para acumular horas/voo. Conheço vários pilotos que estão sem trabalhos , confiaram nas promessas destas escolas de aviação. No EUA para ser tornar piloto , gasta-se a metade que é cobrado aqui . Com 16 anos ja consegue tirar o Brevê. continuar lendo

Qual é a idade limite para ser piloto comercial. continuar lendo

EQUILÍBRIO

Issac Newton com a Lei da Gravitação Universal,
Trouxe-nos a ideia de equilíbrio.
Albert Einstein provou que com a velocidade da luz,
A Lei de Newton sofreria desequilíbrio.

Desorientação espacial é desequilíbrio.
Regra de voo visual não é para irracional acatar.
Animal profissional se esquece do simples.
Navalha de Ockham voltou a atacar.

Regras de voo por instrumentos podem ser usadas.
Regras da Navalha de Ockham devem ser preservadas.
O GPS embora preciso seja, a natureza nem sempre é benfazeja.
No Sistema, há muitas caras mal lavadas.

Com um nanonésimo de segundo o GPS pode funcionar.
Com um piconésimo de segundo o GPS começa a falhar.
Com um aftonésimo de segundo o GPS sucumbe a especulações.
São tantas emoções! Tantos caixões! A natureza com seus aguilhões!

Os americanos não são imbecis em pagar seguro ou centavo que seja.
Não adiante dizer: ─O voo atrasou porque o avião deu defeito,
Ainda bem que estava em solo! Franzir a testa, sorrir politicamente,
Arregalar os olhos é algo suspeito.

Ó tu que subestimas a inteligência alheia!
Não vês que o mal te permeia?
Deixa o santinho GPS debaixo da terra.
Tempo bom ou ruim, o ventinho surge assim.

Orai e vigiai antes da visitação.
Deixai o câncer da corrupção.
Ficai em Remido até receber de Graça a Unção.
Amai nossa Nação. continuar lendo