Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Carta do juiz Luiz Eduardo homenageia seu pai, desembargador Freyesleben

    No dia 10 de janeiro do próximo ano, o desembargador Luiz Carlos Freyesleben será atingido pela aposentadoria compulsória, uma vez que, naquela data, completará 70 anos. Seu filho, o também magistrado Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben, titular do 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Joinville, fez questão de deixar registrada uma homenagem ao pai e colega de profissão.

    Em carta, Luiz Eduardo presta homenagem ao desembargador pelo exemplo que significa aos familiares, bem como ao Judiciário. É emocionante ver um magistradoprestes a completar setenta anos deixar a Corte no auge da capacidade produtiva, desejando ficar pelo amor ao que faz.

    Conheça a íntegra da carta do juiz Luiz Eduardo Ribeiro Freyesleben:

    "Caros colegas e queridos amigos

    Não gostaria de molestá-los ao término do ano, quando o cansaço nos pesa mais. No entanto, não poderia silenciar ao tomar conhecimento da homenagem feita a meu pai, às vésperas da aposentadoria, prestada na 2ª Câmara de Direito Civil por pessoas generosas, a quem nossa família devota os melhores sentimentos.

    Lembro-me pequeno, em uma infância distante, passada ora aqui ora acolá eram incompreensíveis para mim as razões de nosso nomadismo -, como aguardava ansioso a chegada do homenageado. Como eram longas aquelas horas, a confirmar a relatividade do tempo. Chegavam eles o tempo e o pai -, um com o prenúncio de brincadeiras, outro com um ar fatigado, mas sorridente.

    Todas as alegrias estavam nessas noites compartilhadas com um super-herói que só eu conhecia. Ainda melhores eram os finais de semana. Todos reunidos, contava-nos episódios engraçados vividos em Herval do Oeste, onde nasceu, e em Porto União, que adotou, sempre ladeado por uma pilha de processos. Meu pai nunca soube como se apartar desses fiéis companheiros, nem do caminho reto trilhado durante a carreira.

    Muitos anos depois, adolescente, ao ler Carta ao Pai, não consegui compreender como Kafka podia debitar tanto de suas mazelas ao genitor severo e desestimulador.Não pude fazê-lo porque o exemplo que tive em casa foi o oposto disso. Não me faltaram incentivo e cuidado. É verdade que os processos, sempre eles, entremeavam nossa rotina feliz, mas aprendemos a vê-los quase como órgãos vitais de um pai obcecado pelo trabalho.

    Eu, minha mãe, Glória, e minha irmã, Priscila, testemunhamos décadas de esforços e de amor ao serviço público, de uma luta infatigável pelo resgate do sentido do justo. Talvez não me perdoe o pecadilho de revelar o único vício enraizado além do de julgar, uma de suas poucas diversões: assistir aos calouros do programa Raul Gil. Costumava alternar comentários entre o desempenho musical dos candidatos e as soluções que lhe pareciam mais equânimes nos votos em elaboração. Por vezes absorto, aparentemente distante, vinha-lhe a centelha da sagacidade a cada menção que fazíamos a um tema jurídico.

    Cresci assim, com as bênçãos e os fardos, sob a influência de um pai tão apaixonado pela Justiça que não raro me parecem um só.

    Agradecemos eu, o Judiciário e a sociedade.

    Por fim, desejo-te, pai, ainda em pleno vigor intelectual, que descubras outras formas de abrandar as dores ditas alheias, mas que também são nossas."

    • Publicações23906
    • Seguidores1238
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações856
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carta-do-juiz-luiz-eduardo-homenageia-seu-pai-desembargador-freyesleben/100252911

    Informações relacionadas

    Nota de falecimento - Desembargador José Volpato de Souza

    Memória TJ: há 10 anos, T. Marques e Freyesleben eram novos desembargadores

    Notíciashá 5 anos

    STJ decide participação nos lucros não entra no cálculo da pensão alimentícia

    Nota de falecimento: desembargador Hilton Cunha Júnior

    Des. Volnei Ivo Carlin é o novo 1º Vice-Presidente do TJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)