Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Cartas - 29/08/2011

    Publicado por Estadão
    há 13 anos

     

    CORRUPÇAO

    ‘Turisprudência’

    Constatamos a ocorrência de uso crescente de jatinhos particulares por autoridades bem situadas no ranking do pudê. Outros preferem helicópteros da PM. O mais engraçado é acharem tudo isso natural, quando conseguem lembrar-se dos fatos. Firmou-se uma verdadeira "turisprudência"!

    ALEXANDRU SOLOMON

    alex101243@gmail.com

    São Paulo

    ________

    Benesses

    O governo dá Bolsa-Família para os pobres ficarem quietos e assim poder encher a mala-família dos corruptos. Sugestão de leitura para os políticos de Brasília: Sermão do bom ladrão ou da audácia, do padre Antônio Vieira. Mas penso que não se interessarão.

    LOURDES MIGLIAVACCA

    lourdesmigliavacca@yahoo.com

    São Paulo

    ________

     

    Público x privado

    Tem toda a razão o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ao denunciar o governo do PT por misturar o público com o privado, lembrando de certa forma o velho regime comunista, que nada tinha de comunismo e concentrava o poder em meia dúzia de dirigentes burocratas e corruptos que roubavam o dinheiro do povo.

    CARLOS YOSHIKAZU TAKAOKA

    cy.takaoka@hotmail.com

    São Paulo

     

    ________

     

    Faxina da miséria

    Francamente, presidente Dilma! Qualquer um sabe que a faxina da corrupção é o pressuposto lógico, fundamental da faxina da pobreza. Só para lembrar aos aluninhos do jardim de infância: corrupção faz o dinheiro público ficar em poder de quadrilhas, quando deveria custear educação, saneamento, saúde e segurança para todos os cidadãos, ajudando a acabar com a miséria. Não é elementar?

    JOEL SAMWAYS NETO

    joelsamways@uol.com.br

    Curitiba

     

    ________

     

    EDUCAÇAO

    Tragédia anunciada

    Fato mais que sabido é a falta de tecnólogos e profissionais de nível superior, como engenheiros, para alavancar o desenvolvimento do Brasil e consolidar conquistas de mercado e sociais. E também que é trágica a qualidade do ensino, haja vista o resultado da Prova ABC, divulgado pelo MEC. E ainda seguram o pagamento do piso salarial, reles R$ 1.187 por 40 horas, para os professores...

    LUIZ NUSBAUM

    lnusbaum@uol.com.br

    São Paulo

     

    ________

    Decadência

    A quem interessa manter esse modelo de ensino fundamental que vemos em todas as regiões do País? Aos políticos, claro. Com a produção, segundo a professora Gladys Rocha (UFMG), de crianças escolarizadas, mas analfabetas, estamos criando, dentre outras coisas não menos importantes, eleitores de baixo nível e que só serão úteis para eleger políticos como temos hoje Brasil afora.

    JOAO BATISTA PIOVAN

    jb@reunidaspiovan.com.br

    Osasco

    ________

     

    MENORES INFRATORES

    Escola do crime

    Temos hoje um quadro deplorável das condições de vida dos menores no Brasil: crianças portando armas, promovendo arrastões e até assassinatos. Superlotada, a Fundação Casa não cumpre as suas finalidades, sendo, na verdade, uma escola para formação de bandidos. E de quem é a culpa? Não é preciso pensar muito para responder. Sempre achei que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e quem o criou são os responsáveis por esta situação caótica. Graças a esse infeliz estatuto, os pais não podem educar os seus filhos corretamente, nem sequer aplicar um corretivo, como nos tempos dos meus pais, perdendo totalmente a autoridade e o respeito. Minha conclusão é que o ECA é um fracasso e, portanto, deveria, no mínimo, ser atualizado para tentar melhorar esta realidade, pois ainda não causou todo o mal de que é capaz.

    JOSÉ MENDES

    josemendesca@ig.com.br

    Votorantim

     

    ________

     

    Formação de marginais

    O que podemos esperar enquanto a polícia estiver de mãos atadas e a Justiça não pugnar por novas leis, já, para coibir a formação de quadrilhas infantis que agem pela cidade, livres e impunes por terem total amparo das arcaicas leis vigentes no País? Enquanto isso, o sistema vai permitindo a formação de novos marginais.

    ANGELO TONELLI

    angelotonelli@yahoo.com.br

    São Paulo

    ________

    Gerações perdidas

    Só resolveremos nossos problemas com menores de idade quando, abandonando a prática da didática hipócrita, reconhecermos definitivamente nossa falência como sociedade e poder público. Urge inaugurar programas educacionais e sociais menos empíricos.

    SERGIO S. DE OLIVEIRA

    marisanatali@netsite.com.br

    Monte Santo de Minas (MG)

      

    _______

     

    TRANSPORTES

    Trem São Paulo-Jundiaí

    Qualquer iniciativa para melhorar o transporte público exclui os menos favorecidos. A passagem do trem expresso São Paulo-Jundiaí vai custar, no mínimo, quatro vezes mais que o valor atual - que ainda dá direito a circular no metrô. Ou seja, enquanto o expresso circula, o pobre fica olhando.

    ELEONORA JUNQUEIRA FRANCO

    eleonora.f@hotmail.com

    Jundiaí

    ________

    Vasp

    O dia 23/8 foi mais um muito triste para os vaspianos: ver a destruição da Vasp, seus aviões canibalizados, abandonados, sucateados, sendo cortados para serem vendidos como ferro-velho. A cada corte, cortava-se um pedaço da história dessa grande empresa que por anos honrou São Paulo e o Brasil. E cortava-se um pedaço da vida profissional e pessoal de cada um dos seus funcionários. Muitos já se foram. Outros estão aí, trabalhando em outras empresas aéreas ou sem trabalhar, e esperam receber os pagamentos atrasados e as rescisões. E os responsáveis onde estão? Em Brasília, protegidos pelos "amigos" políticos e por advogados caríssimos que lutam na Justiça para que os Canhedos não sejam responsabilizados pela falência da Vasp. Atualmente estão a ponto de obter uma grande vitória, com a ajuda da Justiça: recuperar a Fazenda Piratininga, que foi a leilão para pagamento de dívidas trabalhistas. A todos os colegas, meu abraço carinhoso.

    SILVIA LINO DOS SANTOS

    slalinosantos@gmail.com

    São Paulo

    ________

     

    "Usar avião de plano de saúde para ir à reunião do PT?! Vai entender isso..."

    CÍCERO SONSIM / NOVA LONDRINA (PR), SOBRE O PRESIDENTE DA CÂMARA, DEPUTADO MARÇO MAIA

    c-sonsim@bol.com.br

    "Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann, Mário Negromonte... Meus Deus!"

    GILBERTO LIMA JUNQUEIRA / RIBEIRAO PRETO, SOBRE MINISTROS E CORRUPÇAO

    glima@keynet.com.br

     

    ________

     

    VOCÊ NO ESTADAO.COM.BR

    TOTAL DE COMENTÁRIOS NO PORTAL: 836

    TEMA DO DIA

    Blatter prefere Rio para abertura da Copa

    Presidente da Fifa acredita que Rio seja a cidade adequada para receber a cerimônia em 2014

    "Até que enfim a Fifa está abrindo os olhos. São Paulo não tem a mínima condição de abrir um evento como esse."

    LUIZ CARLOS VOLPANI

    "Os caras querem a abertura da Copa, mas não têm capacidade para manter em funcionamento perfeito um bondinho?"

    GERSON GALLO

    "De todas as sedes em construção, parece-me que a do Rio é a menos problemática, onde não há picuinhas políticas."

    JORGE SOUZA

    ________

      

    Cartas enviadas ao fórum dos leitores, selecionadas para o estadão.com.br

    DUAS OU MAIS PALAVRAS

    Dilma Rousseff tem uma, duas ou quantas palavras? Parece que tem tantas quanto Lula... No dia 22/7/2011, no O Globo, Dilma afirmou que a faxina no Ministério dos Transportes não tinha limites. "A faxina não tem essa coisa de limite. O limite é mudar o Ministério dos Transportes naquilo que é o seu próprio papel: a base da infraestrutura do País. Mas também é bom que todos saibam que não estamos agindo politicamente contra um partido. A ação é contra pessoas que agiram de forma errada, e nem todas essas pessoas são de um mesmo partido. Isso precisa ser esclarecido". (Pausa necessária para comentário: a presidente Dilma avalia que pessoas agiram de forma errada... ela não qualifica corretamente como crime a ação dessas pessoas... que, ao que parece, cometeram uma simples gafe. Até porque, para quem, nos anos 70, até participou do roubo de um cofre na residência de uma cidadã... fica difícil avaliar corretamente o peso do desvio do erário por pessoas de seu governo). No dia 24/8/2011, no O Globo, Dilma diz que não concorda com o termo faxina (que ela mesma usou antes) para classificar demissões. E afirmou que essa faxina não é meta de seu governo, fazendo até uma repreensão aos jornalistas: "eu não sei de onde sai a informação de vocês... Já disse isso para vocês uma vez...". Portanto, para Dilma a única faxina que seu governo fará será contra a miséria. Miséria material... não a moral e ética... entenda bem! Portanto já sabem, o seu foco será direcionado para os programas assistenciais que garantem votos nas urnas, pois na cartilha de Lula O Poder é para Sempre: este é o capítulo nº 1: "Como transformar um eleitor num escravo fiel". A fala de Dilma tem também um recado embutido aos aliados: a faxina acabou, gente! Assim sendo, a corrupção fomentada pelo seu guru Lula da Silva vai continuar, a distribuição de cargos e verbas terá prosseguimento, pois este é o capítulo nº 2 da mesma cartilha de Lula: "É dando que se recebe". Pois foi assim que Lula entendeu a linda oração de São Francisco...

    Mara Montezuma Assaf montezuma.scriba@gmail.com

    São Paulo

     

    ________

     

    A ÉTICA NAO É A META DO GOVERNO

    A presidente Dilma decepciona a nação e nega seu juramento republicano ao descartar o combate à corrupção como meta de governo e tornar claro que agirá de modo receptivo-passivo, é dizer, adotará providências quando o "malfeito" (termo complexado e tênue inventado para substituir a palavra corrupção) for verificado. Trabalho dobrado para a excelente imprensa brasileira, que está à frente do bom combate contra os demolidores dos cofres públicos.

    Amadeu R. Garrido de Paula amadeugarridoadv@uol.com.br

    São Paulo

     

     

    ________

     

     

    UM ESTADO SEM VALORES É UMA QUADRILHA

    "Um Estado sem valores é uma quadrilha" (Santo Agostinho).

    Na soleira da desmoralização dos Poderes Republicanos, regozijam-se os "mensaleiros" pela caducidade da acusação de formação de quadrilha. Os meliantes arrolados ou não, festejam juntamente com os canalhas ainda no Poder ou fora dele. É a festa do lulopetismo-fisiológico escarnecendo a ética. Na antessala dessa imoralidade alguns hipócritas ousam abonar a não manifestação do ministro "tardinheiro" da mais alta Corte que deveria ter relatado o caso, evidentemente isto em tempo hábil a não favorecer quem quer que fosse pela prescrição de acusações. Debocham da inteligência alheia, pois Justiça escarrou na moral e na ética da nação. Impunidade são as esporas que estimulam o mais assombroso achaque ao erário público da nossa história republicana; aliás, somente através da impunidade e que o indulgente comente crime maior ao interesse público do que aquele que dilapida o erário. O fisiologismo assalta todos os cantos da gestão pública, num pródigo da sordidez e de um desregramento sem precedentes. Não há instituição que não seja achincalhada em qualquer nível, em qualquer autarquia ou órgão mequetrefe que seja. Acumulam-se denúncias de corrupção, prevaricação, nepotismo, negociatas, enfim toda ordem de crimes. Trata-se da prostituição da vida pública que foi institucionalizada por um ignóbil, porém sapiente na arte de delinquir com altíssima periculosidade. Lesador escrachado da cidadania como forma a subverter valores e fez perdurar no poder seus anseios de ganância e sordidez moral. Qualquer cidadão brasileiro, instintivamente vê hoje em qualquer autoridade um ente corrupto e aproveitador do cargo que possui; porém a maioria prefere a asna mansidão ao protesto. É manifesto, e incontroverso o lastimável estado da cidadania atolado na inércia e na mediocridade. Os estudantes, ora ao que se vê, nem mais os jovens em espíritos o são; padecem na lhaneza parva dos vícios que o status quo do mundo que preferem viver lhes impõe. A classe média e trabalhadora abate-se na imbecilidade sindical e na inércia vulgar do consumismo. O futuro está ao sabor dos ventos.

    Na ausência de decência e de homens públicos que possam liderar a nação, nossos espíritos elevam-se em voos e orações ao Ser Superior em lhe pedir proteção e forças para obstar tamanha barbárie acometida contra a nação exatamente por aqueles que deveriam através de seus atos protege-la e exemplificar; contudo, nada mais fazem do que seguir a cartilha deixada pelo vulgar apedeuta. O padrão e conveniência da vida pública brasileira pós lu...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartas-29-08-2011/2819026

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)