Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Cartilha auxilia no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

    Cartilha auxilia no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
    Criado em 13 de Outubro de 2015, às 07:57

    Identificar e denunciar esse tipo de violência é um dever de todos. Rompa o silêncio

    Combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é um dever de toda a sociedade, mas muitas vezes a família e as pessoas que estão próximas à vítima não percebem o que está acontecendo. Para tentar mudar essa realidade, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) editou a cartilha “Violência sexual contra crianças e adolescentes: identificação e enfrentamento”. O produto é uma iniciativa do Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Nevesca) do MPDFT. Para acessar o material, clique aqui.

    Um dos pontos abordados na cartilha é a importância de entender os tipos de violência sexual. O material traz a diferença, por exemplo, entre abuso sexual e exploração sexual. O primeiro é caracterizado pela violação sexual praticada por um adulto ou uma pessoa mais velha com a intenção de satisfazer-se sexualmente, seja com palavras obscenas, exposição dos genitais ou relação sexual. Já a exploração refere-se ao uso sexual de criança ou adolescente para obter lucro, troca ou vantagem.

    Como identificar – Alguns sinais são comuns em crianças e adolescentes que sofrem violência sexual e podem ser facilmente identificados. Problemas escolares, condutas antissociais, curiosidade sexual excessiva e conhecimento sexual inapropriado para a idade são sinais de alerta. Além disso, é importante ficar atento aos mitos sobre esse assunto. Muitas pessoas acreditam que a ausência de marcas físicas significa que não ocorreu o abuso. Na verdade, a maioria dos abusos são disfarçados num discurso de carinho e amor. Outro mito comum é acreditar que o abusador é uma pessoa estranha. Na maioria dos casos, o agressor é membro da própria família da vítima.

    Em caso de suspeita de violência, deve-se procurar uma das seguintes instituições:

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartilha-auxilia-no-combate-a-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes/304097620

    Informações relacionadas

    Notíciashá 12 anos

    2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco lança cartilha sobre violência sexual contra menores

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)