Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Casamento civil homoafetivo é autorizado em Barretos

    MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

    Conversão de União Estável em Casamento

    Requerentes: A.L.Z. e J. F. M.

    MERITÍSSIMA JUÍZA

    Cuida a hipótese de pedido de ¿conversão de união estável em casamento", formulado por A. L. Z. e J. F. M.

    Visando a conversão pretendida, as interessadas providenciaram juntar aos autos os documentos exigidos e um ¿contrato de união estável¿ firmado entre ambas em 8 de maio de 20l0, documento de fls. 6/8.

    É o relatório do necessário.

    De início cumpre anotar que no dia 5 de maio de 2011, por unanimidade, quando do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.277 (arguição de descumprimento de preceito fundamental n. 132), o Supremo Tribunal Federal reconheceu juridicamente a união estável entre pessoas do mesmo sexo, e outorgou a tal tipo de contrato os mesmos efeitos da união estável regulada na Lei 9.278/1996.

    Por entender absolutamente pertinente, transcrevo parte do Voto da E. Min. Cármén Lúcia quando do julgamento mencionado, conforme segue:

    Para ser digno há que ser livre. E a liberdade perpassa a vida de uma pessoa em todos os seus aspectos, aí incluído o da liberdade de escolha sexual, sentimental e de convivência com outrem.

    O que é indigno leva ao sofrimento socialmente imposto. E sofrimento que o Estado abriga é antidemocrático. E a nossa é uma Constituição democrática.

    Garantidos constitucionalmente os direitos inerentes à liberdade (art. , caput, da Constituição) há que se assegurar que o seu exercício não possa ser tolhido, porque, à maneira da lição de Ruy Barbosa, o direito não dá com a mão direita para tirar com a esquerda.

    • Publicações9072
    • Seguidores219
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casamento-civil-homoafetivo-e-autorizado-em-barretos/2939987

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    32.9 In claris non fit interpretatio. Clareza do texto não pressuposta

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)