Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Caso Villela - mais duas audiências acontecem nesta semana

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    O juiz da Vara do Tribunal do Júri de Brasília designou para quinta e sexta-feiras (15 e 16/12), a partir das 9h, mais duas audiências de instrução processual do chamado Caso Villela que envolve o assassinato do ex-ministro José Guilherme Villela, de sua esposa Maria Carvalho Mendes Villela e da empregada do casal Francisca Nascimento da Silva.

    Até agora, já foram realizadas cinco audiências entre os dias 4/11 e 18/11, nas quais foram ouvidas cerca de vinte testemunhas. Para quinta-feira, foram expedidos mandandos de intimação de cinco pessoas, sendo duas arroladas pela defesa de Adriana, uma pela acusação de Francisco e outras duas por sua defesa. Na sexta-feira, devem ser ouvidas várias testemunhas, entre elas a delegada Marta Vargas que atuou na investigação do caso. A audiência de instrução e julgamento é um ato da fase instrutória do processo no qual são colhidas provas orais, como esclarecimento de peritos e assistentes técnicos, depoimento pessoal das partes e inquirição de testemunhas.

    Os homicídios aconteceram em agosto de 2009, no apartamento da família, na 113 Sul. São acusados do crime a filha do casal Adriana Villela, o ex-porteiro do prédio, Leonardo Campos Alves, e também Paulo Cardoso Santanta e Francisco Mairlon Barros Aguiar.

    Os autos do processo foram distribuídos ao cartório no dia 1º de outubro de 2009. Em outubro de 2010, foi recebida a denúncia, segundo a qual a Adriana, com auxílio de outras pessoas, utilizando-se de instrumentos pérfuro-cortantes, teria ceifado a vida de seus genitores (...), bem como de Francisca Nascimento da Silva, o que fez de forma premeditada, tendo como motivação conflitos de família por assuntos financeiros. Ademais, prossegue a peça acusatória, na mesma oportunidade subtraiu em proveito próprio diversas joias pertencentes à mãe, a exemplo de cerca de U$70.000,00 (setenta mil dólares) de propriedade do casal. Para o Ministério Público, o crime seria tipificado como homicídio qualificado e furto qualificado [art. 121, § 2º, Inc. I, III e IV, § 4º (2 vezes); art. 121, § 2º, Inc. III, IV e V; art. 155, § 4º, Inc. IV, todos do Código Penal]. Atualmente, o processo soma cerca de 10,6 mil folhas, em 53 volumes.

    Nº do processo: 2009.01.1.152922

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caso-villela-mais-duas-audiencias-acontecem-nesta-semana/2965648

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)