Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Causa indígena: primeiro e único júri federal deste ano na capital baiana

    há 13 anos

    Ocorrerá amanhã, 8, o primeiro e único júri federal deste ano em Salvador. O julgamento, envolvendo uma causa indígena, está marcado para as 9h, na sede da Justiça Federal, no Centro Administrativo (CAB). Será julgada a ação penal que o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) propôs contra os indígenas D.J.B., por crime de homicídio contra Antônio Domingos de Andrade, e I..J.B., por tentativa de homicídio contra Elias Jesus da Hora.

    O fato ocorreu devido ao conflito interno por posse de terras na reserva indígena Kiriri, no município de Banzaê, a 213 quilômetros da capital baiana. Segundo o procurador da República Vladimir Aras, que representará o MPF na acusação, o crime decorreu de uma longa controvérsia entre duas facções da mesma tribo, uma liderada pelo cacique Lázaro e a outra comandada pelo cacique Manoel. Tanto as vítimas quanto os réus são índios da etnia Kiriri. A defesa está a cargo de dois procuradores federais da Funai.

    Sete jurados decidirão a causa. Caso sejam condenados pela infração penal, o juiz presidente do Júri deverá considerar as regras especiais de aplicação da pena, previstas no artigo 56 do Estatuto do Índio, Lei nº 6.001/73, segundo o qual as penas de reclusão e detenção serão cumpridas, se possível, em regime especial de semiliberdade, no local de funcionamento do órgão federal de assistência aos índios mais próximos da habitação do condenado.

    Número da ação para consulta processual: 2003.33.00.011517-0

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República na Bahia

    Tel.: (71) 3617-2299/ 3617-2474/ 3617-2295/ 3617-2200

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    Twitter: www.twitter.com/mpf_ba

    07/11/2011

    • Publicações794
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/causa-indigena-primeiro-e-unico-juri-federal-deste-ano-na-capital-baiana/2915690

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)