Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ aprova nova regra para prescrição de crime financeiros

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (24) proposta que determina o início da contagem de tempo para a prescrição dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN) apenas quando houver o conhecimento do delito.

    A medida está prevista no substitutivo apresentado pelo deputado Roberto Magalhães (DEM-PE) ao Projeto de Lei 6917/02 , do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que aumenta em 1/4 o prazo de prescrição de crimes contra o SFN previstos pela Lei 7.492 /86. A justificativa de Pedro Fernandes é que esses crimes são de difícil apuração.

    Roberto Magalhães, no entanto, considerou que o aumento dos prazos prescricionais definidos pelo Código Penal (Decreto-Lei 2.848 /40) não surtirá o efeito necessário na sociedade. "Propomos que a prescrição somente possa começar a ocorrer a partir do conhecimento dos fatos delituosos, tal como determina o Código Penal para os crimes de bigamia, falsificação ou alteração de assentamento do registro civil", disse.

    Um dos crimes listados pela Lei 7.492 /86 é a gestão fraudulenta de instituição financeira, sujeita a reclusão de 3 a 12 anos e multa. De acordo com o Código Penal , a prescrição de crimes depende do tempo de duração máxima da pena. Se a pena máxima for superior a 12 anos, por exemplo, o prazo de prescrição será de 20 anos.

    Projetos apensados

    O substitutivo aprovado reúne ainda o conteúdo do PL 6917 /02 ao de outros projetos que tramitam em conjunto e tratam do mesmo assunto (PLs 6918/02 , 6919/02 , 6920/02 e 1969/03 ). Entre outras medidas, o novo texto propõe a redução da pena para o suspeito que colaborar com a apuração dos fatos, a chamada delação premiada.

    A lei atual prevê a redução da pena de 1/3 a 2/3 caso o co-autor de um crime financeiro revele espontaneamente a trama à polícia ou ao juiz. O substitutivo fixa essa redução em 2/3. Além disso, o integrante de organização criminosa que colaborar com a polícia terá pena reduzida de um a dois anos.

    Outro item do substitutivo determina a imediata comunicação ao Ministério Público da União, pelo Banco Central ou pela Comissão de Valores Imobiliários, da ocorrência ou indício de crime. A lei atual determina essa comunicação apenas quando ocorrer o crime e não determina que ela seja imediata.

    Tramitação

    O projeto já havia sido aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, justamente na forma de um substitutivo que reúne os textos de todos os projetos. O texto será votado ainda pelo Plenário.

    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1261
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-aprova-nova-regra-para-prescricao-de-crime-financeiros/1453387

    Informações relacionadas

    Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
    Notíciashá 7 meses

    STJ Jun23 - Prescrição - Financiamento mediante Fraude se consuma com assinatura do Contrato

    Tribunal Regional Federal da 2ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional Federal da 2ª Região TRF-2 - Apelação - Recursos - Processo Criminal: APL XXXXX-20.2005.4.02.5101

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 14 anos

    1ª Turma reconhece prescrição a condenado por crime contra o sistema financeiro

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    8. Prescrição

    Peçahá 3 anos

    Petição - Ação Indenização por Dano Moral contra Banco Cetelem

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)