Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ do Senado aprova projeto que criminaliza violação de prerrogativas do advogado

    há 7 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (09/08) o Projeto de Lei nº 141/2015, que criminaliza a violação das prerrogativas profissionais dos advogados, com pena de um a quatro anos de prisão para os infratores. O PL, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), recebeu votação unânime (15 votos a zero), em caráter terminativo. Assim, em não havendo recurso, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

    O texto altera o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei Federal nº 8.906/1994) e caberá à Ordem dos Advogados do Brasil requisitar às autoridades a instalação de investigação sobre uma possível violação. A OAB também poderá atuar como assistente nos casos do Ministério Público. Para o presidente da Seção São Paulo da OAB, Marcos da Costa, é mais uma vitória da advocacia contra o desrespeito e ofensas cometidas aos advogado quando está no exercício de suas funções e em defesa dos direitos dos cidadãos. “Violar a prerrogativa profissional do advogado é violar o direito constitucional à plena defesa”, pondera o dirigente da Secional paulista.

    A mobilização pela criminalização da violação das prerrogativas dos advogados nasceu na Seção São Paulo da OAB, na gestão do criminalista Luiz Flávio Borges D'Urso, e, recentemente, ganhou projeção com o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, que se empenhou para a aprovação, envolvendo esforços de diretores do Conselho Federal, presidentes e diretores das Secionais, dirigentes das Subseções, e conselheiros por todo o país.

    O presidente Lamachia ressalta o posicionamento histórico da instituição acerca do tema da defesa das prerrogativas da advocacia e faz uma ponderação otimista para a futura perspectiva com a aprovação definitiva da matéria: “Hoje temos inúmeros casos de desrespeito de prerrogativas que têm sido elencados e encaminhados à OAB para que adote providências. Na medida em que tivermos a penalização a estas formas de desrespeito, teremos o fortalecimento do próprio Estado Democrático de Direito. Por isso, estamos aqui hoje na Comissão de Constituição de Justiça, acompanhando o trâmite deste projeto que acabou de ser aprovado à unanimidade”.

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-do-senado-aprova-projeto-que-criminaliza-violacao-de-prerrogativas-do-advogado/486391183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)