Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CCJR promove audiência pública para discutir feriados religiosos

    Durante a manhã desta terça-feira (18), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma audiência pública no auditório da casa para debater a manutenção ou extinção dos feriados referentes ao Dia do Evangélico e Dia do Católico. Participaram do encontro, parlamentares, representantes do setor empresarial e líderes religiosos de várias denominações.

    O presidente da CCJR, deputado Heitor Júnior (PDT), que também é autor do projeto de lei que prevê a extinção dos feriados, defende que os mesmos são inconstitucionais, pois ferem o princípio do Estado laico, previsto na Constituição Federal brasileira.

    “Se pararmos para pensar, esse projeto sequer deveria ter sido apresentado, pois ele não apenas fere a Constituição Brasileira, como também abre precedentes para vários outros feriados de várias outras religiões. Isso sem contar os prejuízos causados ao setor empresarial, que já pena com a quantidade excessiva de comemorações em nosso país”, justificou o parlamentar.

    O deputado Manoel Moraes (PSB), autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Evangélico, defende a manutenção das datas comemorativas. De acordo com ele, se trata de um justo reconhecimento a religiosos que há anos têm contribuído com a sociedade.

    “Sou comerciante há 30 anos e sei que essas comemorações em nada irão prejudicar o comércio local. Escolhemos o mês de janeiro por se tratar de uma época mais tranquila, onde o movimento é mais parado. O que católicos e evangélicos fazem pela comunidade, trabalhando com famílias, com recuperação e ressocialização de dependentes químicos, juntando os governos federal, estadual e municipal, não dá um décimo de suas contribuições”, afirmou o parlamentar.

    Representantes de instituições religiosas e empresariais apresentaram seus posicionamentos a respeito do tema. Ao final da audiência, ficou acordado que ambas as partes irão aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal, que julgará a manutenção ou extinção desse tipo de feriado.

    Andressa Oliveira
    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações345
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccjr-promove-audiencia-publica-para-discutir-feriados-religiosos/450010344

    Informações relacionadas

    TRF decide que órgãos públicos não são obrigados a dar folga no Dia do Evangélico

    Felipe Amorim Reis, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Dia do Evangélico é aprovado como novo feriado municipal em Cuiabá

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)