Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CEDAE E AMPLA FARÃO RELATÓRIO SOBRE FALTA DE ÁGUA EM RIO DAS OSTRAS

    A Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro quer que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e a concessionária Ampla, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em diversas partes do estado, enviem à Alerj um relatório contendo todas as ações que estão realizando para resolver o problema de abastecimento de água em Rio das Ostras, na região das Baixadas Litorâneas. O presidente da comissão, deputado Domingos Brazão (PMDB), fez o pedido a representantes das duas instituições que, nesta terça-feira (05/05), participaram de uma audiência pública no Palácio Tiradentes. "A Cedae informou que já consertou as bombas, que o reservatório (a Estação de Tratamento de Água de Rio Dourado) já está fornecendo 280 mil litros e que vai aumentar a quantidade de água para o abastecimento local. Vou estudar o levantamento destas soluções para confirmar se as medidas foram realmente efetuadas. Caso não, poderemos até tomar atitudes mais drásticas, como o encaminhamento de uma denúncia ao Ministério Público" , afirmou o parlamentar.

    Tendo em vista as reclamações da comissão dando conta de que ambos os serviços andam precários, Guilherme Brasil, representante da Ampla, sugeriu também a formação de um Grupo de Trabalho com membros da Ampla e da Cedae. "Podemos montar um grupo para discutir os serviços prestados para agirmos com mais eficácia", disse Brasil. O presidente da Cedae, Wagner Victer, também presente na audiência, concordou com a criação deste grupo. "Não se pode negar que Rio das Ostras é um fenômeno de crescimento populacional e industrial, o que fez com que o consumo de água e energia elétrica aumentasse. Temos que acompanhar este desenvolvimento" , destacou Victer, argumentando que o abastecimento de água em Rio das Ostras foi interrompido por causa de problemas de energia, o que comprometeu o funcionamento das bombas d'água. "A Cedae alega que não consegue prestar seu serviço por problemas da Ampla. O que não pode acontecer é uma ficar culpando a outra. O povo é que sai penalizado", sublinhou o peemedebista Brazão.

    Representante da Diretoria Técnica da Ampla, Fábio Fonseca explicou que o fornecimento de energia foi prejudicado por 14 horas entre os dias 19 e 20 de fevereiro devido a uma árvore que caiu e rompeu os condutores em um ponto do circuito que alimenta a Estação de Bombeamento e Tratamento da Cedae da região. De acordo com ele, a árvore estava dentro de uma propriedade privada, e o dono não deixou a equipe da Ampla entrar, o que dificultou a retomada dos serviços. "Para evitar este tipo de contratempo, vamos instalar uma 'chave de manobra' de um circuito para o outro. Assim, quando acontecerem problemas tipo o que também ocorreu entre os dias 29 e 30 de março, quando atiraram um vergalhão em outro ponto do circuito, poderemos passar o fornecimento para um ponto diferente" , explicou.

    Membro da comissão e ex-prefeito de Rio das Ostras, o deputado Sabino (PSC) criticou a falta de transparência da concessionária Ampla. "Quando fui prefeito, não tinha nenhum poder de fiscalização sobre as obras da empresa. Se desejava iluminar algum bairro, a Ampla emitia um orçamento e ela mesma contratava as empresas para prestarem o serviço. Por esse motivo, passava para as mãos dela o controle absoluto da obra", ressaltou o parlamentar. Participaram também da audiência os deputados Jodenir Soares (PTdoB) e Paulo Ramos (PDT), além de Cláudia Guimarães e Fábio Luiz Araújo, representantes comerciais da Ampla.

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cedae-e-ampla-farao-relatorio-sobre-falta-de-agua-em-rio-das-ostras/1043210

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)