Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CEJUSC/SUPER participa de palestra sobre educação financeira e superendividamento

    O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e da Cidadania –Superendividados – Cejusc/Super, a Defensoria Pública do Distrito Federal - DPDF, a Escola de Assistência Jurídica da DPDF – Easjur e o Procon-DF, promovem a palestra “Educação financeira e superendividamento – conceitos básicos e diretrizes de atendimento”. A palestra acontecerá nos dias 26/3 e 4/4, manhã e tarde. As inscrições devem ser feitas pelo site: escola.defensoria.df.gov.br.

    O evento será realizado na Sede da Easjur, localizada no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Bussiness, térreo. No dia 26/3 e dia 4/4, as turmas serão em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h.

    Essa ação tem o objetivo de capacitar os participantes para que sejam capazes de identificar a situação de superendividamento, como também, indicar ao consumidor as ferramentas disponíveis para tratar o problema. Entre os temas a serem abordados estão conceitos básicos de gestão financeira; principais questões psicossociais relacionadas à gestão financeira; conceito de superendividamento e a complexidade do fenômeno; indícios comportamentais de superendividamento; além do Programa Superendividados do TJDFT, seu objetivo e etapas.

    CEJUSC/SUPER

    Vinculado à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, tem como objetivo a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento. O serviço é gratuito e atende todos os cidadãos do DF. Para participar, basta enviar um e-mail para super@tjdft.jus.br, com nome completo, CPF, endereço e telefones para contato.

    Na frente de trabalho “Prevenção”, o CEJUSC/Super promove palestras e mesas-redondas gratuitas que estimulam o público a compreender a relação entre consumo, poupança e crédito, avaliando opções para administração de seus recursos financeiros de maneira consciente e identificando alternativas de resolução amigável de conflitos financeiros. As iniciativas visam ainda colocar em pauta, de forma crítica, a temática Superendividamento, para, assim, fomentar uma discussão prospectiva das causas e impactos do fenômeno no âmbito social.

    Por meio da frente "Tratamento", são realizadas oficinas de educação financeira, orientação individualizada e iniciativas psicossociais (grupos temáticos, constelação familiar e orientação psicossocial individualizada, conforme o interesse), que ajudam o consumidor a encontrar e reparar a origem da situação de superendividamento e o deixa mais capacitado para as sessões de conciliação com os credores.

    Está com dificuldade para lidar com seu dinheiro e sair do vermelho, acesse a página do Cejusc/Super e saiba mais.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cejusc-super-participa-de-palestra-sobre-educacao-financeira-e-superendividamento/685691100

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)