Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Centenas de peixes são encontrados mortos no Rio Gravataí

    Uma mancha negra, às margens do Rio Gravataí, no limite entre Canoas e Porto Alegre, denuncia uma mortandade de peixes. São centenas de animais mortos e outros tantos agonizantes, à procura de oxigênio na superfície, em meio ao lixo doméstico e ao esgoto. Após imagens registradas por ZH, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi ao local, na tarde des terça-feira, e constatou a mortandade.

    Segundo o órgão, não havia denúncias anteriores, mas os engenheiros químicos André Milanez, chefe do Serviço de Emergência, Petróleo e Petroquímico da Fepam, e Margarete Foernges, estiveram no local — que fica próximo à BR-116.

    — É difícil precisar quantos peixes eram, mas podemos dizer que são centenas. De vários espécies e vários tamanhos — confirmou Vilson Trava Dutra, engenheiro químico do Serviço de Emergência da Fepam.

    Além da mancha escura, misturando peixes e lixo, que se aproximava do encontro com o Rio Guaíba, o cheiro forte chama a atenção de quem passa pelo local.

    — Isso é a prova de que o rio está agonizando. É a prova de que ele está pedindo socorro — descreveu um morador, que observava o rio e pediu para não ser identificado.

    Segundo Dutra, a suspeita é que a falta de oxigênio possa ter causado as mortes e a dificuldade de sobrevivência dos peixes.

    — Naquele ponto do Rio Gravataí, próximo à entrada do Rio Guaíba, é recorrente a ocorrência de falta de oxigênio devido a dois fatores: o arraste de esgoto após uma precipitação pluviométrica forte e o represamento do Rio Gravataí, pela mudança do sentido do fluxo do Rio Guaíba, o que causa concentração de matéria orgânica naquele ponto e grande consumo de oxigênio do rio.

    Ainda conforme o engenheiro químico, o lixo que entra pelo esgoto pluvial e aquele que é jogado inadequadamente nas margens dos arroios afluentes é arrastado para o rio e também causa diminuição de oxigênio.

    — São vários os fatores que evitariam esse tipo de ocorrência: tratamento de esgotos dos municípios, coleta do lixo domiciliar mais eficiente e evitar o acúmulo de lixo nas margens dos rios — sugere Dutra.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centenas-de-peixes-sao-encontrados-mortos-no-rio-gravatai/136124739

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)