Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Centrase padroniza procedimentos de secretaria

    há 9 anos

    No início de novembro, a Direção do Foro de Belo Horizonte promoveu uma reunião entre magistrados e escrivães das últimas 22 varas cíveis da capital que passaram a cooperar com a Central de Cumprimento de Sentença (Centrase) e o juiz Agnaldo Rodrigues Pereira, que foi um dos idealizadores da Central e participou de todas as etapas de sua implantação. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas e padronizar procedimentos para evitar erros e consequentes atrasos na tramitação de processos na Centrase.

    Na abertura, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e diretor do Foro da Capital, Cássio Azevedo Fontenelle, destacou que o processo judicial eletrônico (Pje) e o Novo Código de Processo Civil (CPC) exigem do Judiciário mais eficiência na prestação jurisdicional e impõem desafios. Ele afirmou que a Justiça terá que atuar de forma a orientar os advogados a fim de corrigir eventuais equívocos na distribuição dos pedidos de cumprimento de sentença e, para isso, é necessário capacitar as equipes de servidores e magistrados.

    O juiz Agnaldo Pereira, que atualmente é desembargador substituto na 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), informou o grupo sobre a criação de seis códigos específicos para movimentação e publicação dos cumprimentos de sentença. Ele esclareceu que o correto lançamento no Siscom de dados referentes à tramitação dos processos físicos é indispensável para o bom funcionamento da cooperação. “Isso já é feito por algumas varas, mas não por todas. A padronização dos despachos, movimentações e publicações possibilitará melhor compreensão, pelos advogados, das providências a serem adotadas”, argumenta.

    Segundo o magistrado, os processos continuam vinculados às suas varas de origem, com o juiz da Centrase atuando como cooperador. “Para facilitar para os advogados, é importante que todas as varas trabalhem de forma igual, pois o cadastramento de um cumprimento de sentença correto possibilita que o processo físico vá para o arquivo, mas se o início do cumprimento ocorrer com equívocos, haverá contínuos desarquivamentos para retificações, acarretando perda de tempo e retrabalho”, explica.

    Outra conduta importante a ser incorporada, de acordo com o magistrado, é a disponibilização na íntegra dos despachos no Rupe (Repositório Unificado de Procedimentos Eletrônicos), já que a decisão poderá ser acessada imediatamente pelas partes e advogados, através da pesquisa processual, no Portal do TJMG.

    ascomfor@tjmg.jus.br
    facebook.com/tribunaldejusticaMGoficial
    twitter.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1718
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1539
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centrase-padroniza-procedimentos-de-secretaria/272866392

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJMG - Ação Ex.Mo(A). Sr(A) Dr(A) Juiz(A) de Direito da Centrase Cível de Belo Horizonte - Central de Cumprimento de Sentenças Ref. - [Cível] Cumprimento de Sentença - de Cetest Minas Engenharia e Servicos contra Luis Novaes Engenharia

    Lucio de Medeiros, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Cumprimento da Sentença Novo CPC

    Jackson Novaes, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Petição requerendo suspensão processual

    SORAIA ROCHA BRIZOLA, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Modelo de honorários após reforma trabalhista PL 6787/16

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Conflito de Competência: CC XXXXX00029437000 MG

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)