Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Centro Administrativo do Vale do Aço será debatido

    A possibilidade de construção de um Centro Administrativo da Região Metropolitana do Vale do Aço vai ser novamente discutida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização vai a Coronel Fabriciano para debater a possibilidade de transferência de vários órgãos regionais que funcionam no município para Ipatinga, caso o Centro Administrativo seja efetivado.

    Solicitada pelo deputado Almir Paraca (PT), presidente da comissão, a audiência pública será nesta segunda-feira (2/7/12) na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, que fica na Rua Dr. Querubino, 173 Centro. De acordo com informações obtidas junto ao gabinete de Almir Paraca, a iniciativa da reunião partiu do vereador de Fabriciano, Marcos da Luz, e do prefeito Chico Simões.

    O vereador informou que começou um movimento em Fabriciano contra a criação do Centro Administrativo. De acordo com Marcos da Luz, o projeto está na contramão do que se defende para qualquer região metropolitana, em que as responsabilidades regionais são distribuídas entre os municípios que a compõem.

    Por último, ele defende que, se o governo realmente quiser levar o projeto à frente, que construa o Centro Administrativo não em Ipatinga, mas em Coronel Fabriciano, que é o município mais pobre da região e tem a posição geográfica mais central. Ainda de acordo com Marcos, grandes indústrias sustentam a economia de Timóteo e Ipatinga, o que não acontece com Fabriciano, que tem economia voltada para a prestação de serviços. Hoje as sedes regionais de órgãos estaduais de Fazenda, Educação, Saúde, além do IMA, do DER-MG e outros estão todos em Fabriciano, o que seria perdido com a transferência para o Centro Administrativo".

    Reportagem Na audiência realizada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia em maio deste ano, foi citada uma matéria de março do jornal Diário do Aço. A reportagem destacava que a recém-criada Agência Metropolitana do Vale do Aço pretende construir em até três anos o Centro Administrativo. Nesse local, seriam unificados os serviços oferecidos pelo Estado, nos moldes da Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

    Na ocasião, o secretário de Estado extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, desmentiu essa informação, garantindo que a ideia de reunir os 18 órgãos estaduais dos municípios do Vale do Aço não passaria de um pleito junto ao governador. Silveira também explicou que a região precisa de nova sede para a Região Integrada de Segurança Pública e de melhorias na Superintendência Regional de Ensino. Defendeu ainda que, caso se decidisse reunir os órgãos em um só local, seria aproveitada uma área ociosa do DER em Coronel Fabriciano.

    Convidados Para a audiência pública desta segunda-feira (2/7), foram convidados, além do prefeito, do vereador e do secretário de Gestão Metropolitana: o presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, vereador Francisco Pereira Lemos; os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; e de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; o diretor-Ggral do DER-MG, José Elcio Santos Monteze; e os presidentes da Associação dos Municípios pelo Desenvolvimento Integrado de Coronel Fabriciano, Luis Reis de Andrade; e da Associação Comercial e Industrial de Coronel Fabriciano, Jorge Damasceno Júnior.

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centro-administrativo-do-vale-do-aco-sera-debatido/3171388

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)