Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC-DPERS) recebe voluntários da FADERGS para dar início ao trabalho de mediação no Centro

    Porto Alegre (RS) – Com o objetivo de intensificar os trabalhos já realizados no Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC-DPERS) e oportunizar a interdisciplinaridade na formação de acadêmicos de Ciências Jurídicas, que passarão a aplicar métodos autocompositivos na resolução de conflitos, alunos voluntários do curso de Direito da Instituição de Ensino FADERGS reuniram-se, na última quinta-feira (05), na sede do CRMC, para dar início à mediação no Centro. Em novembro de 2017, a Defensoria Pública formalizou convênio com a FADERGS, Ulbra e Uniritter, além da UFRGS, que já era parceira no curso de formação de mediadores, para receber estudantes voluntários no CRMC, que atuarão supervisionados por profissionais especializados em mediação.

    Durante o encontro, os estudantes conheceram o CRMC e foram apresentados ao fluxo dos trabalhos realizados. Os alunos também foram convidados a assistir à Oficina das Famílias. Conforme a Coordenadora do Centro de Mediação e Conciliação, Defensora Pública Patricia Pithan Pagnussatt Fan, o convênio com as universidades é uma forma de aproximar o universo acadêmico da Defensoria Pública. “É uma alegria contribuir para a formação de profissionais do Direito. É muito importante que seja difundida a cultura da paz, alterando a cultura do litígio e buscando a interface deste trabalho por meio das Ciências Jurídicas e sociais, que pode ser complementado pela interdisciplinaridade, considerando que o acesso à Justiça não se confunde com acesso ao Poder Judiciário, contribuindo para uma nova forma de resolução dos conflitos”, afirmou. Ainda segundo a Defensora, com o aumento nos atendimentos do CRMC, o assistido é quem mais se beneficia. “Esta é a grande chance de o assistido sentir a celeridade da justiça no caso dele, uma vez que processos judiciais costumam ser longos e desgastantes. Além disso, na conciliação por meio da mediação, o cidadão desenvolve a autonomia para resolução das suas questões”, destacou. “Contar com o trabalho qualificado dos estudantes da FADERGS contribuirá para ampliação do atendimento e resolução dos conflitos pela Defensoria.”

    Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC)Com o intuito de promover a cultura da paz, fomentar o diálogo e a solução de conflitos por meio da autocomposição, o Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC), inaugurado em julho de 2017, surgiu como uma nova proposta de acesso à justiça na Defensoria Pública do Estado. A utilização de métodos autocompositivos para chegar a um consenso tem contribuído para desafogar o alto número de processos judiciais no Poder Judiciário. Como instrumento de educação em direitos, o CRMC também oferece aos cidadãos gaúchos a Oficina das Famílias, tanto na sua sede (Av. Borges de Medeiros, 1945, Centro Histórico da Capital), quanto de forma itinerante no interior do Estado.

    Texto: Victória Netto /Ascom DPERS
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    http://www.defensoria.rs.def.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores36
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centro-de-referencia-em-mediacao-e-conciliacao-crmc-dpers-recebe-voluntarios-da-fadergs-para-dar-inicio-ao-trabalho-de-mediacao-no-centro/567544586

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)