Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Centro Integrado de Justiça reunirá serviços judiciais na Capital

    O hall de entrada do Centro Integrado da Justiça Des. Nildo de Carvalho ficou lotado para apresentação do prédio na tarde de ontem (22). Desembargadores, juízes, servidores, autoridades e membros da sociedade foram conhecer o que será um dos maiores legados da justiça sul-mato-grossense, na gestão 2013/2014, que reunirá uma série de serviços judiciais para atender a população de Campo Grande.

    Com área construída de 13.272,77 m², o prédio está situado na área central, o que significa um local estratégico por ser próximo a pontos de ônibus, táxis e mototáxis, além de possuir amplo estacionamento no subsolo e no terraço, com 277 vagas para carros e 82 para motocicletas, incluídas as vagas para idosos e pessoas com deficiência.

    Na solenidade, houve uma apresentação do Coral do Tribunal de Justiça que, mais uma vez, abrilhantou a ocasião. Acompanhada de filhos e netos, a esposa do Des. Nildo de Carvalho, Edy Francisca Balter de Carvalho, recebeu das mãos do presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, uma réplica da placa que estará a frente do prédio.

    Para homenagear o primeiro administrador do Centro Integrado, o Des. Joenildo entregou também uma placa ao juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, com os dizeres: “Fica o nosso registro de gratidão pelo trabalho sério e dedicado na direção deste Centro Integrado de Justiça”.

    Em seu discurso, o presidente do TJMS lembrou que o Centro Integrado de Justiça será um espaço moderno, centralizado e de fácil acesso que atenderá a crescente demanda pela justiça com maior comodidade e eficiência.

    “Tudo foi feito porque pensamos no jurisdicionado. O Poder Judiciário tem o dever de acompanhar os avanços sociais e trazer a justiça bem próxima do cidadão, no centro da cidade. Quero dividir tudo isso com as pessoas que participaram desse processo: meus colegas desembargadores, magistrados e um agradecimento especial aos presidentes da Amamsul, da OAB/MS e da Assembleia Legislativa. (…) Da mesma forma, o Governador do Estado, que encampou a ideia de desapropriar este local”, disse ele.

    Ao concluir, Joenildo emocionou os presentes. “Recebam este prédio como uma demonstração de tudo que pretendíamos fazer, mas não foi possível, contudo tenho certeza de que a semente que é plantada outros haverão de colher. Isso é que é importante. Não fazemos nada sozinhos e nem esperamos para colher o que foi plantado, mas o importante é acreditar que, quando se faz com amor, determinação, seriedade e respeito ao próximo, essa semente germinará inúmeros frutos. Muito obrigado a todos que participaram e participam desses projetos do Poder Judiciário, que tenho a honra de presidir”.

    Discursaram também o vice-presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, ambos ressaltando a coragem da atual administração em proporcionar ao jurisdicionado serviços de qualidade em local apropriado à demanda.

    Saiba mais - A obra de adequação e reforma do prédio privilegiará a acessibilidade e a ecoeficiência, com elevadores, escadas rolantes, rampas e banheiros adaptados, incluindo-se sistema de climatização eficiente e moderno.

    O prédio tem dois pisos, área ampla de subsolo e estrutura para receber mais dois pavimentos e isso mostra a visão de futuro desta administração do TJMS em deixar estruturadas as instalações judiciárias para as próximas gerações.

    No Centro Integrado de Justiça ficarão os Juizados Especiais, com 19 salas de audiências, duas salas de palestras, 21 salas de conciliação, três para Defensoria, três para o Núcleo de Mediação, além de 220 lugares de espera com o necessário conforto ao usuário. No pavimento térreo estarão a atermação, a triagem, o serviço expresso e o Gabinete Médico Odontológico.

    Para o Departamento dos Juizados Especiais haverá duas salas amplas, 16 gabinetes para juízes, sala de reunião, central de segurança, sala de contadoria, de apoio para a Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria, Promotoria e para a OAB. Neste ambiente também estará instalada a Central de Processamento Eletrônico (CPE), com 128 estações de trabalho e salas de apoio.

    A Coordenadoria de Infância e da Juventude terá cartório, seis salas de atendimento psicossocial, de psicólogos e de assistente social. A Justiça Restaurativa terá cartório, sala de ludoterapia, brinquedoteca e ao o Núcleo de Projetos, como o de adoção e do Projeto Padrinho.

    As Turmas Recursais terão plenários e sala ampla no pavimento superior, próximo à Escola Judicial, tanto de magistrados como de servidores, que terá plenário para 82 pessoas, sala de direção, estúdio de gravação e quatro salas de treinamento.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações493
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centro-integrado-de-justica-reunira-servicos-judiciais-na-capital/141003733

    Informações relacionadas

    Notíciashá 11 anos

    Nota de pesar pelo falecimento do desembargador Nildo de Carvalho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)