Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Centro Integrado de Justiça será apresentado na segunda-feira

    Legenda: Maquete de como será o Centro Integrado O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realizará na próxima segunda-feira (22), às 16 horas, a solenidade de apresentação do Centro Integrado de Justiça “Desembargador Nildo de Carvalho”. O local reunirá uma série de serviços judiciais para atender a população de Campo Grande. A licitação que contratou a empresa para realizar o projeto de adequação e reforma foi concluída quarta-feira (17). O prédio foi desapropriado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e transmitido ao Poder Judiciário de MS no início de 2014.

    Com área construída de 13.272,77 m², o prédio fica na área central da cidade e está localizado em um local estratégico, próximo a pontos de ônibus, táxis e mototáxis. Além disto, possui um amplo estacionamento no subsolo e no terraço, com 277 vagas para carros e 82 para motocicletas, incluídas as vagas para idosos e pessoas com deficiência.

    A obra de adequação e reforma privilegiará a acessibilidade e a ecoeficiência. O local terá elevadores, escadas rolantes, rampas e banheiros adaptados. O sistema de climatização será moderno e eficiente. Os sistemas hidráulicos e energéticos estarão de acordo com as modernas técnicas de engenharia, o que trará economia e respeito ao meio ambiente.

    O número de processos na justiça estadual cresce ano a ano. Apenas nas demandas atendidas pelos juizados, esse percentual de crescimento chega a praticamente 30%. Isso significa que a cada quinze anos praticamente dobra o número de feitos.

    O Centro Integrado de Justiça é um espaço moderno, centralizado e de fácil acesso que vai atender esta demanda crescente pela justiça com maior comodidade e eficiência.

    O prédio conta hoje com dois pisos, uma área ampla de subsolo e estrutura para receber até mais dois pavimentos, o que a realidade certamente imporá em curto espaço de tempo. Isto mostra a visão de futuro desta administração em deixar estruturadas as instalações judiciárias para as próximas gerações.

    Dentro do Centro Integrado de Justiça haverá Juizados Especiais, com 19 salas de audiências, duas salas de palestras, 21 salas de conciliação, três para a Defensoria, três para o Núcleo de Mediação, além de 220 lugares de espera com o necessário conforto ao usuário. No pavimento térreo estarão a atermação, a triagem, o serviço expresso e o Gabinete Médico Odontológico.

    Para o Departamento dos Juizados Especiais haverá duas salas amplas, 16 gabinetes para juízes, sala de reunião, central de segurança, sala de contadoria, de apoio para a Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria, Promotoria e para a OAB. Neste ambiente também estará instalada a Central de Processamento Eletrônico, a CPE, com 128 estações de trabalho e salas de apoio.

    No local, a Coordenadoria de Infância e da Juventude contará com cartório, seis salas de atendimento psicossocial, de psicólogos e de assistente social. A Justiça Restaurativa também estará no local, próxima ao cartório, à sala de ludoterapia, à brinquedoteca e ao o Núcleo de Projetos, como o de adoção e do Projeto Padrinho.

    As Turmas Recursais terão plenários e sala ampla no pavimento superior, próximo à Escola Judicial, tanto de magistrados, como de servidores, que contará com plenário para 82 pessoas, sala de direção, estúdio de gravação e quatro salas de treinamento.

    Com toda esta estrutura de atendimento, o Centro Integrado de Justiça “Desembargador Nildo de Carvalho” será um espaço moderno, com arquitetura contemporânea, alinhado à imagem que o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul tem na sociedade, permitindo assim impulsionar o propósito de uma prestação jurisdicional eficiente com respeito ao cidadão, transparente e acessível.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações323
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/centro-integrado-de-justica-sera-apresentado-na-segunda-feira/140502507

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)