Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Certidões negativas serão emitidas gratuitamente pela internet

    Atendendo aos anseios da população, a Corregedoria-Geral de Justiça lançará nesta sexta-feira (17), às 16 horas, a Certidão Judicial Negativa On-line. Com a mudança, as certidões negativas, que custavam R$ 20,00 e somente poderiam ser solicitadas presencialmente no cartório distribuidor, levando até três dias úteis para serem confeccionadas, passam a ser solicitadas pela internet, de forma gratuita e automática.

    Para o juiz auxiliar da Corregedoria, Fábio Possik Salamene, “a obtenção de certidões judiciais pela internet significa a democratização do acesso das informações do órgão aos cidadãos, de forma prática e célere”.

    O cidadão poderá obter quatro tipos de Certidões Judiciais Negativas On-line: cível, criminal, falência e da justiça militar estadual. O pedido será feito no Portal de Serviços E-SAJ, cujo link poderá ser acessado na página inicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

    A criação da Certidão Judicial Negativa On-line é mais um projeto da Corregedoria desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação. Além da gratuidade das certidões negativas, o novo serviço evitará que o cidadão enfrente fila no cartório distribuidor para solicitar as certidões, como também garantirá agilidade na emissão do documento, cujas orientações para recebimento da certidão (download) serão encaminhadas para o e-mail indicado pelo solicitante. O pedido é rápido e simples, basta preencher as informações solicitadas pelo sistema (CPF, RG, etc.) e aguardar o e-mail com as orientações para impressão da certidão.

    Todavia, nos casos em que a certidão seja positiva ou haja alguma inconsistência nos dados indicados pelo solicitante, será orientado no e-mail encaminhado para que o interessado dirija-se ao cartório distribuidor para obtenção da certidão.

    O poder judiciário sul-mato-grossense prima pela excelência nos serviços que oferece, e a atualização constante de suas tecnologias de informação permite a criação de projetos como este, que revertem em benefícios diretos para a população.

    Demanda em Campo Grande - Diariamente, no Cartório Distribuidor de Campo Grande, são emitidas aproximadamente 500 certidões negativas. Segundo o distribuidor Edvaldo Lira Simões, a expectativa é de que ocorra uma redução considerável na demanda por este serviço no local, isto porque cerca de 70% do total diário de expedições são de certidões negativas que agora serão solicitadas pela internet a custo zero.

    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/certidoes-negativas-serao-emitidas-gratuitamente-pela-internet/2511001

    Informações relacionadas

    OAB - Seccional Bahia
    Notíciashá 13 anos

    TJ-MS começa a emitir certidão negativa pela internet

    Superior Tribunal Militar
    Notíciashá 10 anos

    Sistema para emissão de certidão negativa ganha versão mais completa

    Notíciashá 13 anos

    Certidões negativas serão emitidas gratuitamente pela internet

    Superior Tribunal Militar
    Notíciashá 5 anos

    A certidão negativa da Justiça Militar da União é um direito e pode ser emitida por meio do portal do STM

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 11 anos

    Servidores do Judiciário alagoano devem apresentar certidões negativas a tribunal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)