Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Cevid participa de reuniões para a promoção do evento Mobilização pelos Direitos da Mulher e Implantação da Patrulha Maria da Penha

    há 10 anos

    A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou, na última quinta-feira (9/10), reunião na Secretaria da Mulher de Maringá para tratar da Mobilização pelos Direitos da Mulher que ocorrerá naquela cidade nos dias 13 e 14 de novembro.

    O objetivo da Mobilização é capacitar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher e ressaltar, ainda, a importância dos direitos das mulheres por meio de palestras e debates. A ideia é discutir o problema da violência doméstica, enfocando, inclusive, na necessidade da formação de uma rede de profissionais preparados para os primeiros atendimentos às mulheres fragilizadas pelas situações de violência no ambiente familiar.

    A finalidade é conscientizar a população sobre a importância do direito de respeitar a mulher e, principalmente, estabelecer uma cultura de respeito a esses direitos, ou seja, o respeito não como uma obrigação, mas sim como uma prática natural.

    A Coordenadora da CEVID, Desembargadora Denise Krüger Pereira, ressaltou que é necessária a união de esforços dos mais variados setores públicos no enfrentamento da violência contra a mulher. "Todo aparato dos Poderes, seja o Legislativo, o Executivo ou o Judiciário, necessita ser utilizado para garantir a segurança que as mulheres precisam. É fundamental que elas se sintam seguras em denunciar, porque somente assim conseguimos mudar essa realidade", afirma.

    O encontro em Maringá contou também com a presença da Magistrada e do Promotor de Justiça do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Maringá Mônica Fleith e Adriano Zampiere, da Juíza Zilda Romero, Magistrada titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Londrina.

    A CEVID também esteve na Prefeitura de Londrina, no dia 10 de outubro, para apresentar a Patrulha Maria da Penha e seus resultados desde a implantação em Curitiba.

    A reunião ocorreu no gabinete do Prefeito Alexandre Kireeff e contou com a participação da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres Sônia Medeiros, do Secretário de Defesa Social Coronel Rubens Guimarães de Souza, da Magistrada do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Londrina Zilda Romero, da Delegada da Mulher Geanne Aparecida dos Santos e da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos Rosalina Batista.

    A Desembargadora Denise Krüger Pereira explicou o funcionamento da Patrulha Maria da Penha em Curitiba, desde sua formação em equipes até a sua coordenação por uma gerência central. Esclareceu também sobre a estrutura de trabalho da Patrulha, que circula pelos bairros da cidade em viaturas padronizadas e recebe semanalmente atualizações do Juizado da Violência Doméstica e Familiar, informando a relação de medidas protetivas concedidas para que a Patrulha realize visitas às vítimas.

    O Município de Londrina passará a contar com a Patrulha para garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência. Inicialmente, serão capacitados 20 guardas municipais, formando equipes mistas que farão as visitas periódicas às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

    Participaram também da reunião na Prefeitura de Londrina a Coordenadora do Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Londrina Claudete Canezin, o Investigador da Delegacia da Mulher Vanderlan Luz de Mello, a Assessora da Secretaria da Mulher Nancy Skav Kemmer e a integrante do Centro de Atendimento à Mulher de Londrina Lucimar Leite da Silva Alves.

    A Desembargadora Denise Krüger Pereira, a convite, visitou, no dia 11 de outubro, o "Grupo de Mulheres Patrimônio Selva".

    O Grupo de Mulheres faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, juntamente com o Conselho Municipal da Mulher.

    São confeccionados artesanatos em palha de milho e fibra de bananeira, produtos que contribuem direta e indiretamente para a renda das mulheres da região. O artesanato na vida das comunidades envolvidas é fundamental tanto do ponto de vista de geração de renda, como social e terapêutica. Além disso, no encontro das mulheres do Patrimônio Selva há uma troca de experiências relativas aos diversos projetos sociais em que cada integrante do Grupo atua.

    A Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Rosalina Batista, que também integra o "Grupo de Mulheres Patrimônio Selva", enfatiza que os encontros do Grupo também são momentos de reflexão no que concerne aos direitos e deveres da mulher.

    Na ocasião também estavam presentes a Magistrada do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher Zilda Romero, a Secretária de Políticas para as Mulheres de Londrina Sônia Medeiros, a integrante da ONG Nós do Poder Rosa e Conselheira Municipal da Mulher Francisca Ventura e as integrantes do "Grupo de Mulheres do Patrimônio Selva" Maria José Teixeira Lopes, Ester Alves da Silva, Zilda Godoi e Maria da Soledade do Nascimento Santos.

    • Publicações7531
    • Seguidores1179
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cevid-participa-de-reunioes-para-a-promocao-do-evento-mobilizacao-pelos-direitos-da-mulher-e-implantacao-da-patrulha-maria-da-penha/146141802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)