Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Chapas se inscrevem para nova diretoria do Sindicato das Domésticas

    As inscrições de chapas para a eleição de recomposição da diretoria e do conselho fiscal do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas (Sindidom) estão abertas até o dia 27 de março. As eleições acontecem no dia 27 de abril, data em que é comemorado o Dia da Empregada Doméstica, das 8h às 20h, na Rua da Cidadania Matriz da Praça Rui Barbosa. Todos os trabalhadores domésticos de Curitiba e Região Metropolitana, comprovando exercer a atividade, podem votar. Quem promove a recomposição do sindicato é o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), após paralisação de três anos nas atividades do Sindicato.

    A eleição é uma alternativa a dissolução do sindicato, conforme ação civil pública ajuizada pelo MPT-PR que corre na 12ª Vara do Trabalho, e será acompanhada pelas Secretarias Estadual e Municipal do Trabalho, Centrais Sindicais, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE), INSS e Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR).

    As candidaturas para os cargos de presidente, secretário (a) geral, tesoureiro (a) e três integrantes do Conselho Fiscal devem seguir ser trabalhadores domésticos e declarar, por ocasião da inscrição, a localização física da sede do Sindicato especificando como serão custeados os gastos com manutenção da estrutura (aluguel, luz, água, telefone, internet), além de comprometer-se a promover a alteração do Estatuto Social para garantir a democracia sindical.

    As chapas devem ser inscritas na sede do MPT no Paraná (Av. Vicente Machado, 84, Centro) mediante requerimento dirigido à comissão eleitoral, conforme modelo disponível no site www.prt9.mpt.gov.br/domesticas.

    Mais informações podem ser acessadas no site www.prt9.mpt.gov.br/domesticas, requisitadas na sede do MPT-PR ou por meio do email prt9.sindicato.domesticas@mpt.gov.br.

    Irregularidades - Uma investigação coordenada pela procuradora do trabalho Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes apontou para corrupção e atos antissindicais praticados pelo presidente e por laranjas que trabalhavam no sindicato, como cobranças de taxas indevidas e de apropriação indébita da verba. Além disso, o presidente do Sindicato dos Empregadores Domésticos do Paraná (Sedep) era quem administrava o Sindicato laboral, por meio de laranjas que trabalhavam como zeladores em sua empresa particular.

    Uma ação foi ajuizada pelo MPT-PR em 2012. No entanto, o processo foi suspenso por seis meses desde o final de agosto de 2014, para a promoção das eleições e restituição do Sindicato, e deve ser retomado quando o novo sindicato for estabelecido.
    • Publicações30288
    • Seguidores632635
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chapas-se-inscrevem-para-nova-diretoria-do-sindicato-das-domesticas/218335059

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)