Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CHAVES- Juiz concede liminar e determina descontaminação do poço que abastece a cidade. por: Assessoria de Imprensa

    O Juiz da comarca de Chaves concedeu liminar requerida pelo Ministério Público em Ação Civil Pública ajuizada pela Promotora de Justiça Ociralva de Souza Faria Tabosa, contra a prefeitura do município, em razão da má qualidade do serviço de abastecimento público de água. O juiz Acrísio de Figueiredo determinou a imediata descontaminação do poço que fornece água ao município, no prazo de dez dias, a contar de 23 de janeiro deste ano.

    De acordo com a Ação Civil, a água fornecida à população tem qualidade visivelmente

    questionável, uma vez que possui uma cor escura e com detritos. Apesar dos insistentes

    apelos da população local no sentido da tomada de providências para a melhora desse tão

    essencial serviço, as autoridades locais envidaram esforços tendente a esse objetivo

    A deficiência no serviço foi constatada por meio de visitas da promotoria à Estação de

    Tratamento de Água municipal. A ausência de metodologia científica na aplicação de cloro

    na água, em função da inexistência de equipamentos de dosagem e de laboratório próprio

    para controle dos componentes físicos, químicos e bacteriológicos foram alguns dos

    problemas detectados.Além disso, a promotoria enfatiza que a incidência de verminoses, principalmente giardíase e amebíase, na população de Chaves tem como um dos motivos a ingestão de água contaminada.

    O Ministério Público, como defensor dos direitos do consumidor, requer no pedido da ACP, que a prefeitura seja condenada em obrigação de fazer, a adequar o fornecimento de água com a qualidade estabelecida nos padrões legais, a partir de sistema de tratamento eficiente. Também solicita que seja encaminhada, no prazo de trinta dias, à Câmara Municipal de Vereadores, proposta de projeto de lei para criação de cargos de Operador de Estação de Tratamento de Água, assim como a inserção deste cargo em concurso público.

    O Ministério Público pede que a população seja isenta do pagamento de tarifa pelo fornecimento do serviço, enquanto este não estiver dentro do padrão de potabilidade e ainda, que o município seja condenado a ressarcir os consumidores pelos danos causados pela ingestão do líquido contaminado.

    • Publicações4994
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chaves-juiz-concede-liminar-e-determina-descontaminacao-do-poco-que-abastece-a-cidade-por-assessoria-de-imprensa/137809

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)