Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Chefe da Defensoria Pública apoia atualização da Lei do Abuso de Autoridade

    Publicado por Senado
    há 8 anos

    “A Lei do Abuso de Autoridade, que data de 1965, tem uma feição anacrônica a uma realidade que está posta e merece, sim, das Casas Legislativas, luzes de atualização”, afirmou Carlos Eduardo Barbosa Paz, defensor público-geral Federal da União.

    Ele falou aos senadores nesta quarta-feira (23), em sessão temática no Plenário do Senado, destinada a discutir o PLS 280/2016, que cria novo ordenamento legal sobre crimes de abuso de autoridade, em substituição à Lei 4.898/1965.

    Entre outras sugestões, Carlos Eduardo Paz apontou a necessidade de atualização das normas para escutas telefônicas e quebras de sigilo. A lei em vigor, disse, foi elaborada quando ainda não se vislumbravam tecnologias hoje disponíveis para captação de áudio e de vídeo.

    — Estamos num outro cenário tecnológico, que me parece requerer uma atualização da lei das escutas, do uso desse tipo de áudio e de vídeo. Esse tipo de captação e o uso desse tipo de prova em processos penais precisa, sim, ter um olhar mais atualizado — opinou.

    Paz destacou a relação direta da Defensoria Pública com as vítimas de atitudes abusivas dos agentes públicos. Ele salientou casos de abuso de autoridade nas cadeias, nos atos de flagrante delito e em prisões provisórias.

    Ele criticou a violência policial no país, que tem principal impacto sobre a população mais pobre, em especial pessoas negras, as quais representam a maioria do público atendido pelos defensores públicos.

    Carlos Eduardo Paz lamentou que os mutirões carcerários, que resultam na correção de erros, como a soltura de condenados que já cumpriram pena, não gerem medidas capazes de evitar o abuso de autoridade nas prisões.

    — Queremos uma lei de abuso de autoridade atualizada [...] para que seja punida a autoridade, de qualquer nível, de qualquer esfera, que mantiver alguém preso por mais tempo, que um dano é irremediável, mesmo que seja ressarcido financeiramente — frisou.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268512
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chefe-da-defensoria-publica-apoia-atualizacao-da-lei-do-abuso-de-autoridade/407943034

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)