Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Setembro de 2024
    Adicione tópicos

    Chico Ramos diz que não faltam médicos no Brasil

    O deputado Chico Ramos (PSB) disse, hoje (4), que a decisão do Governo Federal de contratar médicos do exterior para trabalhar no Brasil não pode ser justificada pela falta de médicos. Ele afirmou que o país tem profissionais suficientes e que falta uma política de Governo que melhore a assistência médica em todos os municípios do país.

    Chico Ramos citou vários motivos que, segundo ele, provocam a falta de médicos em um grande número de cidades, principalmente no Nordeste, como a burocracia causada pela atual regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a falta de segurança e de condições de trabalho para que os médicos possam trabalhar no interior.

    O deputado do PSB declarou que o Brasil tem 388.015 médicos, sendo 215.640 credenciados pelo SUS, o que representa 55% dos profissionais, e que a cada ano são formados 15 mil novos médicos. Ele afirmou que os pacientes chegam a levar mais de dois meses para realizar exames complementares quando são atendidos através do SUS e que pequenas e médias cidades não oferecem condições mínimas para acolher médicos e suas famílias.

    Chico Ramos acrescentou que o Conselho Federal de Medicina constatou que o Brasil possui dois médicos para cada mil habitantes e que o Distrito Federal conta com 4,9 profissionais, quantidade igual ao de países desenvolvidos, mas mesmo assim não consegue prestar uma boa assistência à população.

    O parlamentar socialista criticou ainda a decisão do Governo Federal de contratar médicos do exterior, principalmente de Cuba, sem proceder a revalidação do diploma que eles conseguiram em seus países.

    Em aparte, a deputada Flora Izabel (PT) disse que, também, não concorda que os médicos sejam contratados antes de se submeterem a um teste para mostrarem seus conhecimentos. A deputada Rejane Dias (PT) afirmou que a proposta de contratação dos médicos é recente e que ela deve ser melhor discutida pela sociedade, mas defendeu a necessidade de assistência à população das cidades que não contam com esses profissionais.

    O deputado Deusimar Brito, o Tererê (PSDB) disse que os Governos do PT têm sido omissos em relação à saúde pública, pois não adotaram medidas visando a formação de um maior número de profissionais, o que, em sua opinião, vai levar muitas pessoas à morte por falta de assistência.

    Chico Ramos defendeu a mudança na regulamentação do SUS, a fim de melhorar o atendimento à população na área de saúde e disse que o Governo precisa fazer isso dialogando com os médicos. Ele enalteceu ainda a administração do governador Wilson Martins por ter construído e reformado hospitais e por ter aumentado os salários pagos aos médicos piauienses.

    No início do seu pronunciamento, o parlamentar do PSB destacou a inauguração de uma unidade escolar presidida na manhã de hoje (04) no conjunto Jacinta Andrade pelo governador Wilson Martins. Ele disse que se trata de uma grande obra que vai beneficiar cerca de mil estudantes na zona Norte de Teresina.

    • Publicações7608
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chico-ramos-diz-que-nao-faltam-medicos-no-brasil/100546495

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)