Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Cidade Judiciária Evandro Lins e Silva começa a se tornar realidade

    Málcia Afonso

    A pedra fundamental da Cidade Judiciária Evandro Lins e Silva será lançada nesta quinta-feira (15), em Parnaíba, no Piauí, terra natal do grande jurista, escritor e homem público Evandro Lins e Silva. A iniciativa de criar o novo espaço foi tomada pelo Prefeito Florentino Neto (PT), a partir da movimentação encabeçada pelo Presidente da AMB, Nelson Calandra, que dedicou a IX edição do Prêmio AMB de Jornalismo a Evandro, como parte das homenagens ao centenário de nascimento desse ilustre nordestino.

    Calandra, que será convidado de honra da solenidade, destaca os benefícios sociais e econômicos para a população parnaibana e dos municípios vizinhos. A criação da Cidade Judiciária é um importante serviço aos cidadãos, que contarão com todos os órgãos do Judiciário e do Ministério Público concentrados em um único local, de fácil acesso. Outro aspecto relevante é o reflexo positivo na economia local. O polo turístico de Parnaíba tende a crescer, a partir do empreendimento, e haverá, com certeza, significativa geração de empregos, afirma.

    O Presidente da AMB já irá participar do evento como Cidadão Honorário de Parnaíba, título que receberá da Câmara de Vereadores, na véspera, dia do aniversário de 169 anos do município. Essas homenagens são também para cada Juiz brasileiro, porque, nas minhas falas, na minha atitude, faço aquilo que cada um de nós faz no dia a dia, para cada brasileiro que depende do pão da justiça para sobreviver, diz. Fico também agradecido pelo futuro do Brasil. Tudo que está sendo feito para honrar a memória de Evandro tornarão esse grande homem conhecido e um exemplo para as crianças, adolescentes e jovens de Parnaíba.

    O Tribunal de Justiça do Estado do Piaui (TJPI) está dentre os órgãos que já confirmaram instalação do Fórum e do Juizado Especial Cível e Criminal no espaço disponibilizado pela Prefeitura. A Comarca de Parnaíba é a segunda mais importante do estado. Portanto, o novo complexo vem ao encontro dos interesses dos habitantes de Parnaíba e municípios vizinhos, da Magistratura e do Poder Judiciário do estado, comemora o Presidente da Escola Superior da Magistratura do Piauí (Esmepi), Edvaldo Moura.

    Em boa hora o município concede o título de Cidadão Honorário a Nelson Calandra, reconhecendo o trabalho dele em benefício de Parnaíba. A AMB teve participação decisiva no projeto de criação da Cidade Judiciária. Essa medida louvável da Prefeitura é fruto da troca de ideias entre Calandra e o Prefeito Florentino Neto, a partir do IX Prêmio AMB de Jornalismo, que homenageia Evandro Lins e Silva, afirma Edvaldo Moura.

    Para o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª Região, Francisco Meton Marques de Lima, o reconhecimento do município ao trabalho de Calandra é justo e merecido. O papel da AMB foi importantíssimo, um definidor da decisão do Prefeito de criar a Cidade Judiciária e de todos os órgãos que irão se instalar nos terrenos doados pela Prefeitura. Tudo isso começou com as homenagens da AMB a Evandro Lins e Silva, um dos maiores Magistrados brasileiros de todos os tempos, afirma.

    Francisco Meton ressalta, ainda, que o TRT vem funcionando em um prédio tombado pelo patrimônio histórico. Em face disto, não pode sofrer ampliação. Com a doação do terreno, além de melhorar o atendimento ao público na Primeira Vara, já existente, está em projeto a implementação da Segunda Vara, beneficiando mais de 200 mil pessoas nos municípios do chamado Baixo Parnaíba. Segundo ele, as obras do TRT devem ter início em 2015.

    Evandro Lins e Silva, este homem que lutou pela liberdade no Brasil, era parnaibano. E nós tivemos a grata satisfação de ver a AMB, liderada por Nelson Calandra, reconhecer e divulgar o nome de Evandro Lins e Silva. Isso nos inspirou a criar a Cidade Judiciária e a buscar a AMB, para participar desse resgate da memória desta figura tão importante para o Brasil e para a democracia, beneficiando também os cidadãos parnaibanos e dos municípios vizinhos, afirma o Prefeito.

    A Cidade Judiciária será localizada na Avenida Francisco Borges Machado, no Bairro Senador Alberto Silva, de fácil acesso para a população. A área total, de 55 mil metros quadrados, irá abrigar, dentre outros órgãos, o Fórum de Parnaíba (do TJPI), o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, além das Varas Federais da Justiça do Trabalho.

    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidade-judiciaria-evandro-lins-e-silva-comeca-a-se-tornar-realidade/100649151

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)