Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Cidades brasileiras se unem na Marcha da Defesa Animal

    Em diversos pontos do Brasil, manifestações pediram o aumento das penas contra maus-tratos aos animais neste domingo. Veja abaixo algumas cidades que participaram da "Marcha da Defesa Animal" e veja como ocorreram os protestos nesses locais:

    Manifestação contra maus-tratos aos animais em Copacabana (RJ)

    Cerca de 450 pessoas participaram da Marcha da Defesa Animal.

    No Rio de Janeiro, a Marcha da Defesa Animal reuniu cerca de 450 pessoas em Copacabana, numa caminhada que começou no posto seis e seguiu em direção ao Leme. Entre as reivindicações do grupo estavam o aumento da pena para casos de maus tratos, crueldade, abandono e outros crimes cometidos contra os animas.

    Presente na manifestação, o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, informou que a entidade pretende participar de ações com a Polícia Federal para coibir o tráfico de animais silvestres. Além disso, falou sobre um projeto para confeccionar cartilhas sobre respeito aos animais para crianças.

    População adere à 'Marcha da Defesa Animal' após envenenamentos em MG

    Evento a nível nacional foi em prol de penas mais rígidas a agressores. Cerca de 150 cães e gatos morreram envenenados em Rio Paranaíba.

    Indignados com o número crescente de animais mortos por envenenamento no município de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, a população aderiu à “Marcha da Defesa Animal” na tarde deste domingo (24). O evento é a nível nacional e, na cidade, a organização partiu da Associação de Defensores e Amigos do Meio Ambiente (Adama). O intuito é buscar mobilização contra os maus-tratos dos animais e penas mais rígidas aos agressores.

    Segundo a servidora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e membro do Conselho Deliberativo da Adama, Claudiane Silva Carvalho, os manifestantes querem a criação de um abrigo para animais a fim de que os mesmos sejam tirados das ruas e não corram mais risco de morte. “Só hoje, temos 17 filhotes recém-nascidos de cadelas abandonadas na cidade. São quatro cadelas que pariram e os filhotes estão jogados em algum lugar”, disse.

    E para chamar atenção da população, cerca de 100 pessoas aderiram à marcha e saiu às ruas da cidade, por volta das 13h. Com faixas, cartazes e carro de som, os manifestantes saíram do Posto do Geraldinho/Bar do Xerife, desceram pela Rua Capitão Franklin de Castro e encerraram o protesto na Praça da Matriz.

    De acordo com Claudiane, os participantes usaram camisetas que foram vendidas para arrecadar fundos e ajudar a associação. "Duzentas pessoas compraram a camiseta e a renda foi de R$ 1 mil. Vamos nos reunir nesta semana para prestar contas e discutir onde o dinheiro será investido", disse. Este foi o primeiro evento próprio em defesa de animais realizado em Rio Paranaíba, porém, com a matança que ocorreu nos últimos meses e com a criação da Adama, a vontade foi despertada nos moradores e defensores da causa animal.

    A bandeira de apoio aos animais foi levantada em uma manifestação ocorrida no mês de julho, onde a população e principalmente os estudantes da UFV foram às ruas cobrar por mudanças seguindo o movimento nacional. “Nesse evento, inclusive, tivemos a participação do Dentinho (cachorro mais famoso da cidade) e Princesa Soraia, a cadela mais famosa da cidade que morreu envenenada há cerca de uma semana”, lamentou Claudiane.

    Fonte: G1

    Manifestantes fazem passeata em defesa dos animais em Cascavel (PR)

    Protesto foi realizado na tarde deste domingo (25) no centro da cidade. Grupo também pede sanção do projeto que obriga registro e uso de chip.

    Um grupo de manifestantes participou de uma passeata pelo centro de Cascavel, no oeste do Paraná, na tarde deste domingo (25). O protesto faz parte da Marcha Nacional em Defesa dos Animais por penas mais duras para os crimes de maus-tratos e reuniu cerca de 50 pessoas que seguiram com cartazes pelo calçadão central da cidade até a prefeitura. A mobilização foi realizada em várias cidades do país.

    Representantes de organizações não-governamentais (ONGs) também exigem a sanção de um projeto de lei aprovado pelos vereadores que obriga o registro e o uso de chip para a identificação dos animais e dos proprietários. Em Cascavel, as entidades de proteção estimam que cerca de 30 mil gatos e cachorros vivam abandonados nas ruas da cidade. Outra preocupação são os cavalos usados por carroceiros.

    O movimento pede que as penas para os crimes envolvendo animais passem a variar de dois a seis anos de prisão. Atualmente a lei de crimes ambientais, que trata do assunto, prevê na maioria dos casos apenas o pagamento de multas e o cumprimento de penas alternativas como o pagamento de cestas básicas.

    Fonte: G1

    Manifestação a favor dos direitos dos animais surpreende torcedores em Brasília

    Cerca de 120 pessoas saíram da Rodoviária do Plano Piloto em direção à arena multiuso carregando cartazes com dizeres como "Animal não é brinquedo! Sente fome, frio e medo" e "Não mate para viver".

    Uma manifestação a favor dos direitos dos animais surpreendeu os torcedores que chegam ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, na tarde deste domingo (25/8).

    Cerca de 120 pessoas saíram da Rodoviária do Plano Piloto em direção à arena multiuso carregando cartazes com dizeres como "Animal não é brinquedo! Sente fome, frio e medo" e "Não mate para viver". Já perto dos portões de entrada do estádio, os manifestantes se deitaram no chão por alguns instantes.

    O movimento é organizado pelo grupo Frente de Ações pela Libertação dos Animais (Fala) e ocorre simultaneamente em 200 cidades do país. O objetivo da passeata é tornar mais rígida a legislação que pune quem maltrata os animais, de acordo com o organizador Bruno Pinheiro.

    "Lutamos por isso apoiando projetos de leis, como o PL 1376/2003, que prevê o controle de natalidade de cães e gatos por meio da esterilização e não da execução deles", disse. A manifestação é pacífica e não há registro de confronto com a polícia.

    Com informações de Diego Abreu.

    Fonte: Correio Braziliense

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidades-brasileiras-se-unem-na-marcha-da-defesa-animal/100662096

    Informações relacionadas

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 5 anos

    Senado aprova projeto de lei que classifica animal como sujeito de direito, e não como coisa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)