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16 de Junho de 2024
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    CJF quer padronizar comunicação da Justiça Federal

    há 11 anos

    Começou nessa segunda-feira, (25/2), na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), o Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário. O evento, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com apoio do CJF, segue até hoje (26/2). Alguns dos pontos levantados, durante o primeiro dia do encontro, foi sobre a estratégia de divulgação das Metas do Poder Judiciário, especialmente a que trata de improbidade administrativa, bem como o fortalecimento da democracia, a Lei de Acesso a Informacao e o instituto da liberdade de imprensa.

    A padronização dos portais de internet dos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) do País e das respectivas seccionais é uma das metas do CJF, foi o que afirmou a assessora-chefe de comunicação social do CJF, Roberta Cunha, em palestra realizada à tarde. De acordo com a jornalista, o objetivo é facilitar a compreensão e o acesso do cidadão às informações e aos serviços oferecidos por este ramo do Judiciário.

    Em funcionamento desde 1966, o CJF é responsável pelo controle, supervisão e integração de toda a Justiça Federal. Segundo a jornalista, esse último aspecto é o principal norteador da política de comunicação adotada pelo Conselho. "Todo trabalho que realizamos visa a integração dos órgãos da Justiça Federal, que na nossa visão, é uma em todo o Brasil", afirmou.

    Roberta Cunha explicou as prioridades do CJF para a área de comunicação. Nesse sentido, ela contou que a Comunicação do CJF empreendeu um movimento para unificar a identidade visual da Justiça Federal. "Todos os órgãos da Justiça Federal hoje adotam a logomarca unificada. Há uma resolução do Conselho [determinando a adesão], que foi fruto de um longo processo de discussão. O CJF estabeleceu a condição de que a logomarca fosse criada por funcionários da Justiça Federal. Convocamos os nossos designers. Venceu um projeto apresentado por um profissional que atua na segunda região", relatou.

    De acordo com a Assessora de Comunicação do CJF, o movimento para padronizar a identidade dos TRFs não para por aí. Ela diz que está dialogando com o comitê de obras do CJF para a unificação do layout das fachadas dos prédios da Justiça Federal existentes no País. "É ideia é expormos esse símbolo também nas nossas fachadas", explicou.

    A internet é outro campo de atuação. "Temos agora um projeto para criar um portal da Justiça Federal, com informações unificadas. Será muito útil para o cidadão encontrar todos os serviços, como a expedição de certidões negativas, por exemplo, organizadas por nomenclaturas padronizadas. Já temos, inclusive, uma proposta de layout e de menu", explicou a Roberta.

    Para, conselheiro do CNJ Wellington Saraiva, um dos palestrantes do evento, os assuntos abordados são pontos essenciais para nortear a política de comunicação dos tribunais de Justiça brasileiros e, por consequência, garantir o exercício da cidadania no País. "A iniciativa do CNJ de realizar este seminário é extremamente feliz e oportuna, em função da relevância do trabalho dos comunicadores para aproximar o Poder Judiciário da sociedade, afirmou o conselheiro.

    Com informações do CNJ

    CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

    Assessoria de Comunicação Social

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