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6 de Maio de 2024
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    Cliente deverá ser indenizado por falha em depósito bancário

    há 13 anos

    Banco havia assinado acordo de restituição do valor, mas não o cumpriu

    O banco Santander Brasil deverá indenizar em R$ 10 mil, por danos morais, cliente que não teve depósito, em caixa eletrônico, efetivado A instituição bancária também deverá ressarcir o valor do depósito, de R$ 1,9 mil A decisão foi da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)

    Segundo os autos, em 31 de julho de 2007, o autor da ação fez um depósito em sua conta poupança, utilizando um caixa rápido No dia 2 de agosto, o requerente recebeu uma ligação do gerente do banco, informando que o depósito não foi concretizado

    O comerciante compareceu à agência e ficou acertado que a instituição bancária restituiria o valor depositado, mediante termo de acerto de confiança assinado por ambas as partes Entretanto, o banco não cumpriu o acordo, o que levou o cliente a procurar a polícia, em 8 de agosto, para fazer um boletim de ocorrência sobre o caso Como o problema não foi resolvido, em 2009, o requerente ajuizou ação pleiteando a restituição em dobro do dinheiro depositado e indenização por danos morais

    O banco, em sua defesa, argumentou que o envelope estava lacrado e vazio, não havendo qualquer dano à honra que ensejasse a indenização por danos morais ou a restituição do valor depositado Em 1ª Instância, o juiz Haroldo André Toscano de Oliveira condenou a instituição bancária a restituir o valor depositado

    O autor da ação recorreu ao TJMG pleiteando também a indenização por danos morais A turma julgadora, formada pelos desembargadores Luiz Carlos Gomes da Mata, relator, Francisco Kupidlowski e Nicolau Masselli, concluiu que a indenização por dano moral era devida Os desembargadores entenderam que há uma relação de consumo entre as partes e que, no caso, o banco tem responsabilidade objetiva e deve responder, independentemente de culpa, pelos danos causado aos consumidores

    Os magistrados afirmaram que ficou comprovado que houve o extravio do dinheiro O relator, em seu voto, destacou que "É evidente que o extravio de valores depositados em conta causa dano moral, tendo em vista os transtornos em relação aos compromissos financeiros do correntista"

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