Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Cliente receberá indenização do SAAE Ceará-Mirim

    O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Ceará-Mirim foi condenado a pagar a quantia de R$1.800,00 a título de danos morais para um cliente que teve o abastecimento de água interrompido irregularmente. A decisão foi do Desembargador Osvaldo Cruz, que confirmou sentença proferida pela 1ª Vara Cível de Ceará-Mirim.

    Segundo consta nos autos, o SAAE interrompeu o abastecimento de água do consumidor mesmo após o pagamento das faturas. A empresa alegou que, devido a um erro do sistema bancário, não foi constado o pagamento das faturas do cliente.

    De fato, as contas de água relativas aos meses de novembro e dezembro de 2008 e janeiro de 2009 foram pagas com atraso, porém, a interrupção de fornecimento de água perdurou mesmo após a quitação das referidas contas.

    Ora, a falha de transmissão de dados entre o SAAE e o banco por ele credenciado para receber o pagamento das faturas, não pode gerar a penalização do usuário, com a interrupção do serviço de fornecimento de água. Os efeitos danosos decorrentes de falha na relação entre o SAAE e a instituição financeira credenciada, devem ser por eles suportados e, não pelo consumidor, estranho àquela relação, destacou o Desembargador Osvaldo Cruz.

    Além de desligamento ter sido desmotivado, não procedeu o SAAE à notificação prévia do consumidor. Em apreço ao princípio da continuidade do serviço público, o fornecimento de água não pode ser interrompido em razão de dívida já quitada e sem a notificação prévia do consumidor, pelo fato de ser considerado um serviço essencial.

    Quanto aos danos morais sofridos pelo autor, o Desembargador entende que o simples fato de ter o fornecimento de água em sua residência interrompido, obrigando-a a tomar medidas para seu religamento, já constitui constrangimento passível de ser indenizado. Dessa forma ele manteve a sentença de 1º grau, a qual determina o pagamento ao autor da quantia de R$ 1.800,00, a título de danos morais, acrescida de juros legais e correção monetária devidos.

    Apelação Cível nº

    • Publicações8049
    • Seguidores263
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações167
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cliente-recebera-indenizacao-do-saae-ceara-mirim/2877870

    Informações relacionadas

    Justiça determina retirada de nomes de pessoas vivas de prédio públicos em Sobral

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)