Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Clipping: Defensor público pode atender casos de fora

    há 11 anos

    Defensores públicos poderão atuar em casos de outros estados da federação. O termo de cooperação técnica foi assinado ontem durante a reunião ordinária do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), no Hotel Regente, em Belém. A medida objetiva uniformizar procedimentos e garantir uma melhor assistência ao cidadão em todo Brasil.

    "Esse termo de cooperação vai permitir que os defensores públicos tenham competência para atender pessoas que respondam a processo em outros estados. Os procedimentos serão uniformizados", afirmou o defensor público geral do Pará, Luis Carlos de Aguiar Portela, que também exerce o cargo de vice-presidente do Condege.

    Ele explica que, na prática, esse termo de cooperação vai permitir, por exemplo, uma pessoa que é citada a responder um processo de outro Estado possa acionar um defensor público do lugar onde reside atualmente para o representálo judicialmente, além de dar as devidas orientações de como proceder na ação.

    "A princípio a competência para atuar seria do defensor público do Estado em que corre o processo, mas agora um defensor público do Pará poderá fazer a defesa preliminar de uma ação que tramita em Goiás, por exemplo, de modo a garantir que nenhuma pessoa deixe de ser assistida", explicou.

    A reunião do Condege é realizada a cada dois meses. Pela segunda vez o encontro é realizado no Pará. "Foi um encontro extremamente positivo e por meio dessas reuniões entre os defensores públicos gerais de todo país temos conseguido grandes avanços para instituição, para a carreira do Defensor Público, mas, sobretudo, para a população", afirmou.

    Durante o encontro também foram discutidos temas relacionados à categoria dos defensores públicos de todo o país, como a criação do Fundo Nacional da Defensoria Pública, com a previsão de recursos da união no fomento das Defensorias dos Estados, a inclusão das defensorias dos estados na Lei de Responsabilidade Fiscal, a criação do Conselho Nacional da Defensorias Públicas (nos moldes do CNJ e CNMP) e a discussão do anteprojeto de lei que será encaminhado ao Congresso que pode abrir caminho para a autonomia plena da Defensoria Pública para propor projetos de lei para o órgão, assim como já fazem o Ministério Público e os Tribunais de Justiça brasileiros.

    A secretaria geral do Condege, defensora pública geral do Ceará, Andrea Coelho, também destacou a importância dessas reuniões como palco para troca de experiências. "É preciso estabelecer um padrão de procedimentos para que as defensorias cresçam de maneira uniforme em todo país", opinou

    Fonte: Jornal O Liberal,/19/10/2013.

    • Publicações4185
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4897
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/clipping-defensor-publico-pode-atender-casos-de-fora/111981382

    Informações relacionadas

    Marcos Iglesias de Barros, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Contrarrazões ao Recurso inominado

    Tays Lira, Juiz de Direito
    Modeloshá 4 anos

    Contestação - Ação de Despejo com Pedido de Tutela Antecipada cumulada com Cobrança de Aluguéis.

    Notíciashá 19 anos

    Para OAB, defensor público pode advogar contra Estado

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciahá 4 meses

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: XXXXX-32.2022.8.26.0068 Barueri

    Luiz Dellore, Advogado
    Artigoshá 11 anos

    Súmula 292/STJ

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa noite! Então, eu sendo de uma cidade em Pernambuco, preciso entrar com um mandado de segurança contra o Ministério Público da Paraíba, nesse caso, posso procurar o defensor da minha cidade? continuar lendo