Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ confirma unificação no Juizado Especial no Paraná

    Publicado por OAB - Paraná
    há 13 anos

    Uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) negou na sessão de terça-feira (8) o pedido de quatro de juízes paranaenses que contestava uma resolução do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que unifica as competências das varas dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais nas comarcas de Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel. A resolução, que entrou em vigor na semana passada no interior e vai valer a partir de dezembro na capital, determina que as novas ações cíveis de valor inferior a 20 salários mínimos e crimes de menor potencial ofensivo nestas comarcas sejam julgados pelo mesmo juiz do Juizado Especial.

    O grupo de juízes da área criminal recorreu ao CNJ por entender que magistrados especializados em direito penal terão que julgar causas cíveis e isto poderia prejudicar a qualidade das sentenças. Para o juiz auxiliar da 2.ª vice-presidência do TJ, Jéderson Suzin, o argumento não vale. Quem entra na carreira é juiz de todas as áreas, diz. Ele afirma que unificação já melhorou a prestação jurisdicional em Guarapuava, onde foi instalada para teste.

    Os juízes também alegavam que a unificação precisava ser determinada por lei e não por resolução administrativa. O relatório do conselheiro do CNJ Jefferson Luis Kravchychyn negou o pedido, alegando que o TJ tem competência para fazer readequações administrativas diante das carências do judiciário local.

    Números

    Jéderson Suzin cita números da supervisão geral do TJ, que apontam grande diferença entre o volume de trabalho dos Juizados Cíveis em relação aos Criminais. Dados de 2007 a 2010 mostram que no Cível os juízes deram, em média, 17 mil sentenças de mérito por ano, enquanto no Criminal a média foi de 418 sentenças. Já a média anual de processos em andamento nos Juizados Cíveis é de 156 mil enquanto no Criminal a média é de 12 mil.

    Fonte: Gazeta do Povo

    • Publicações6868
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-confirma-unificacao-no-juizado-especial-no-parana/2918618

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)