Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ decide que prestação de contas em levantamento de alvará é questão jurisdicional

    Publicado por OAB - Paraná
    há 11 anos

    Após a concessão de liminar contra a interpretação dada pela Vara do Trabalho de Colombo, a uma portaria do referido juízo, exigindo a prestação de contas pelo advogado, na emissão de alvarás, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por maioria de votos, entendeu que a questão é jurisdicional, não cabendo a intervenção do órgão.

    O conselheiro Jefferson Kravchychyn ao conceder a liminar assinalou: Ademais, quem pode pedir prestação de contas é somente o outorgante da procuração com poderes especiais ao advogado, ou seja, trata-se de uma relação cliente-advogado, não afeta ao Judiciário. O advogado, por ser essencial à função jurisdicional do Estado, converte a sua atividade profissional em prática inestimável de liberdade e exercício de democracia. Para isso, conta com a proteção legal de suas prerrogativas, que devem ser exercidas com independência e sem restrições indevidas.

    A maioria do Plenário do CNJ, no entanto, seguiu a divergência aberta pelo conselheiro Silvio Rocha no PP, pela cassação da liminar. Em seu voto, o conselheiro argumentou que o pedido trata de matéria jurisdicional, que deve ser combatida por meio de recurso e não no Conselho. Clique aqui para saber mais

    • Publicações6868
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-decide-que-prestacao-de-contas-em-levantamento-de-alvara-e-questao-jurisdicional/100335145

    Informações relacionadas

    Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Advogado pode reter valores do cliente para compensação de honorários?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)