Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ define hoje dispensa, ou não, do terno para advogados no verão do Rio

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    A sessão de hoje (21) do Conselho Nacional de Justiça pode por fim à polêmica sobre a dispensa do uso do terno e gravata por advogados nos foros e tribunal do Rio durante o verão.

    O CNJ apreciará o recurso apresentado pela OAB do Rio de Janeiro contra a decisão monocrática proferida por um conselheiro, de que "é o Judiciário quem deve definir a indumentária dos advogados".

    O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, lembra que a Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia) diz expressamente que cabe à OAB regular a forma de vestir dos advogados. O dirigente defende que "os profissionais possam trajar calça e camisa social durante o verão, quando a temperatura no Rio facilmente chega aos 40 graus".

    Há dois anos, no período do verão, a OAB-RJ baixa portaria dispensando os advogados do uso de terno e da gravata. Como houve polêmica nos tribunais, a entidade remeteu a matéria à apreciação do CNJ e o conselheiro Felipe Locke Cavalcanti confirmou a competência da OAB ao afirmar, em decisão monocrática, que não cabe ao CNJ dispor sobre a vestimenta dos advogados.

    Este ano, em razão de os tribunais novamente terem dificultado o ingresso, nos foros, de advogados que não estivessem trajando terno completo, a OAB reapresentou a matéria ao CNJ.

    O atual relator, conselheiro Nelson Braga, adotou outro posicionamento para arquivar o procedimento de controle administrativo da OAB-RJ: o de que compete ao Poder Judiciário dispor sobre os trajes daqueles que freqüentam a Justiça.

    No PCA, a OAB carioca afirma que "a excepcional condição climática por que passa o Estado do Rio de Janeiro vem atingindo o bem-estar e a saúde dos advogados (...), com registros de casos de desmaios e alterações da pressão arterial entre outras morbidades". (Proc. nº 0001086-50.2011.2.00.0000).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-define-hoje-dispensa-ou-nao-do-terno-para-advogados-no-verao-do-rio/2743440

    Informações relacionadas

    OAB - Seccional Distrito Federal
    Notíciashá 14 anos

    LEI NÃO OBRIGA ADVOGADO A USAR GRAVATA EM AUDIÊNCIA

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 13 anos

    CNJ decide que advogados devem usar terno e gravata mesmo em cidades quentes

    Conselho Nacional de Justiça
    Jurisprudênciahá 13 anos

    Conselho Nacional de Justiça CNJ - Pedido de Providências: PP XXXXX-50.2011.2.00.0000

    Você advogado ou advogada, conhece as roupas que deve vestir?

    OAB - Rio de Janeiro
    Notíciashá 10 anos

    OAB/RJ torna facultativo uso de paletó e gravata durante verão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)