CNJ lança #BlocodoRespeito: uma campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval
Segundo seu repositório oficial de notícias, o CNJ promove campanha para evitar abusos e conscientizar a população durante o nosso próximo fenômeno cultural carnavalesco.
Resumo da notícia
Fonte: Sítio eletrônico do CNJ
Segundo seu repositório oficial de notícias, o Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro de 2024, o #BlocoDoRespeito, uma campanha que busca conscientizar e prevenir situações de assédio e outras violências, durante as festividades do Carnaval.
De acordo com o conteúdo veiculado em seu site da rede mundial de computadores, "a campanha será impulsionada pelas redes sociais do Conselho com mensagens diárias durante o período e busca enfatizar a importância da igualdade e do respeito aos direitos de todas as pessoas, independentemente de origem, gênero ou orientação sexual e tem por referência o movimento e protocolo Não é Não! As publicações também reúnem informações de utilidade pública e serviços oferecidos pelo Poder Judiciário e outras instituições para os foliões e as foliãs.
“O carnaval é uma festa democrática, caracterizada pela diversidade”, lembra a secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz. Ela ressalta que, entre outras atribuições, é papel do órgão promover a conscientização de direitos e ações que previnam violências. “Para que todos possam participar com alegria dessa grande festa, é fundamental a presença do respeito”, completa.
Para contribuir para a diminuição do assédio, da violência e de infrações no período do Carnaval, o CNJ aposta em parcerias de Tribunais Superiores e Regionais, instituições públicas, além de artistas e influenciadores brasileiros. Entre eles, Daniela Mercury e Alok, que integram o Observatório de Direitos Humanos do CNJ e atuam como embaixadores do #BlocoDoRespeito.
Grandes artistas do Carnaval vão aderir à causa, como os cantores e compositores Bell Marques, Durval Lima e Léo Santana. Artistas com voz ativa em defesa das mulheres também apoiam a campanha, como a modelo e empresária Luiza Brunet. A campanha conta, ainda, com o apoio de escolas de samba do Rio de Janeiro, da Inframérica, do Detran-DF, da Secretaria da Mulher do DF e de prefeituras de diversas cidades".
Fonte: Agência CNJ de Notícias - https://www.cnj.jus.br/cnj-lanca-blocodorespeito-campanha-de-conscientizacao-contraoassedio-no-car...
Nota deste subscritor: o carnaval, como fenômeno cultural, deve ser fonte de alegrias e não de abusos, sendo certo e justo que os Operadores do Direito se atentem para sua missão de pacificação da sociedade, em todos os momentos.
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