Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ Serviço: como acionar o Conselho Nacional de Justiça?

    há 7 anos

    Criado em 2004, com a Emenda Constitucional nº 45, o Conselho Nacional de Justiça passou a ser responsável pelo controle administrativo e financeiro do Poder Judiciário e também pela condução de processos disciplinares. Qualquer cidadão pode acionar o CNJ, desde que a reclamação esteja relacionada à competência institucional do órgão – conforme o art. 3-B, § 4º e § 5º da Constituição Federal, bem como o art. 4º e 8º do Regimento Interno do Conselho. Os processos podem ser analisados por três órgãos julgadores, a depender do teor do requerimento: Presidência, Corregedoria Nacional de Justiça e Plenário.

    À Presidência, cabe analisar dois tipos de processos: Arguição de Suspeição e de Impedimento, utilizada em casos de suspeição e impedimento tão-somente de membros do CNJ, e Reclamação para Garantia das Decisões, usada para assegurar o cumprimento de decisões ou atos exclusivamente do Conselho. A Presidência também pode praticar, em caso de urgência, ato de competência do Plenário, submetendo-o ao referendo deste na primeira sessão que se seguir (inciso XXIV do art. 6º do RICNJ).

    Já a Corregedoria tem competência para analisar as seguintes classes processuais: Reclamação Disciplinar, Representação por Excesso de Prazo, Sindicância e Pedido de Providência (PP). O Plenário do CNJ é órgão julgador que examina o maior número de classes processuais: Pedido de Providências; Consulta; Parecer de Mérito sobre Anteprojeto de Lei; Revisão Disciplinar; e Procedimento de Controle Administrativo. O PP é a única classe que pode ser distribuída tanto para a Corregedoria quanto para os conselheiros, a depender da matéria trazida nos autos.

    Trâmite

    Para registrar uma reclamação no CNJ, o interessado não precisa da intermediação de um advogado. Basta que apresente uma petição escrita e assinada, além de documentos que comprovem sua identificação e endereço. A petição é justamente o pedido para que determinada situação seja examinada. Nesse requerimento, a pessoa deve detalhar o seu problema e dizer qual providência espera que seja tomada pelo CNJ, além de encaminhar os documentos que julgar necessários para comprovar o alegado.

    Há duas formas de encaminhar uma petição, conforme determina a Portaria CNJ n. 52: em papel ou por meio eletrônico.

    Para fazê-la eletronicamente é preciso ter o certificado digital de acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Magistrados, advogados, tribunais, órgãos e instituições públicas e pessoas jurídicas em geral devem obrigatoriamente fazer o registro por meio eletrônico.

    Já os requerimentos em papel poderão ser enviados pelos Correios para o Protocolo do CNJ (Endereço: SEPN 514, lote 9, Bloco D - Brasília/DF CEP: 70.760-544) ou entregues pessoalmente pelo interessado. O documento deve ser assinado e conter, obrigatoriamente, cópias do documento de identidade, do CPF e do comprovante ou declaração de residência do requerente, salvo impossibilidade expressamente justificada no requerimento inicial (conforme Portaria CNJ n. 174). Quando é protocolada fisicamente, a denúncia é transformada em digital para passar a tramitar no PJe.

    Agência CNJ de Notícias

    • Publicações28684
    • Seguidores1439
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2850
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-servico-como-acionar-o-conselho-nacional-de-justica/490073614

    Informações relacionadas

    Maysa Martimiano , Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Reclamação disciplinar (CNJ)

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - [agravo Regimental]: AGR XXXXX-35.2019.5.04.0000

    Petição Inicial - TJAM - Ação Representação contra Juiz por Excesso de Prazo - Representação por Excesso de Prazo - contra Juízo de Direito da 2ª Vara da Comarca de Iranduba/Am

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 9 anos

    O que faz a Ouvidoria do CNJ

    Petição Inicial - TJSP - Ação Cumprimento de Sentença com Pedido de Adjudicação de Imóvel

    10 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Excelentíssimo peço aos senhores
    Através desta
    Q verifique um processo em q não se chega ao fim
    Pois não estou em nenhum dos imóveis
    Moro de favor
    E duas pessoas estão nos imóveis
    Q eu também sou dona.
    E nenhum destes moradores pagam extinção de condomínio e corre na justiça a venda destes .
    A venda dos imóveis nunca acontece
    E este processo corre na justiça desde 2013
    Eu na sei mais oq fazer continuar lendo

    Meu telefone é v037998055330 e 037998255315
    Me ajudem a salvar meu paizinho continuar lendo

    Mim Projudcaro continuar lendo

    Preciso resolver meus direito processo número 00012201820165060022 continuar lendo

    meu processo é de 2004 até agora não chegou ao fim ..como posso agilizar esse processo continuar lendo