Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CNMP: inexibilidade de licitação, na contratação de advogados, não configura ilicitude

    há 8 anos

    O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) – conforme entendimento da OAB – recomendou que a contratação de advogados ou escritórios de advocacia por entes públicos por inexigibilidade de licitação, por si só, não significa ato ilícito.

    A recomendação solicita que seja descrito na eventual ação proposta o descumprimento dos requisitos da lei de licitações (caso o membro do Ministério Público entenda como irregular a contratação).

    “Agora, o Ministério Público terá que apontar qual a ilegalidade, não podendo se limitar a sustentar que a licitação é sempre exigível, ignorando a expressa autorização legislativa para contratação por inexigibilidade. A improbidade não pode ser suscitada até que demonstrada a possível ilicitude”, explica o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves.

    O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, lembrou que a própria lei de licitações prevê a contratação de profissionais que atuem no patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas por inexigibilidade de licitação.

    “Mais uma vez, esta é uma medida que faz cumprir a norma legal e deixa claro o respeito que a instituição tem para com as prerrogativas da advocacia”, disse Lamachia.

    Para o presidente da comissão de Advocacia de Contas da OAB/MG, Flávio Boson, “a decisão do CNMP vem louvar o princípio da eficiência, pois evita que ações fadadas ao insucesso sejam manejadas em desperdício de energia jurisdicional, e, ao mesmo tempo, poupa os advogados do constrangimento de responder a tormentosa ação".

    A recomendação do CNMP recebeu o aval de nove conselheiros, três votaram contra e dois conselheiros não votaram por ausência justificada.

    • Publicações4752
    • Seguidores148
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnmp-inexibilidade-de-licitacao-na-contratacao-de-advogados-nao-configura-ilicitude/350080373

    Informações relacionadas

    Senado
    Notíciashá 10 anos

    Primeira norma de licitações foi editada no Império

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    4. Responsabilidade Civil Subjetiva V. Objetiva: Uma Outra Discussão

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Elisangela Carlota
    8 anos atrás

    Exatamente! O MP tem ignorado a presunção de inocência. Bravo! continuar lendo