Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Coase mostra como decisões judiciais podem ser desastrosas para a economia

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 8 anos

    O economista britânico Ronald Coase, nascido em 1910 e morto m 2013, criou um famoso teorema conhecido no mundo da economia e que recebe o seu nome. Ele propõe uma solução privada dos agentes econômicos sem a intervenção do Estado para maximizar o bem-estar social. Em outras palavras, os agentes serão tão mais livres quanto os direitos de propriedade estiverem bem definidos pelo Estado e não houver custos de transação desses bens.

    Apesar disso, segundo o ministro Antonio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça, não se pode identificar nele e em sua obra o caricato papel de um “porta-estandarte” do neoliberalismo, de defensor da crença cega na autoregulação dos mercados e da onisciência do capital.

    Na opinião do ministro, que escreveu o estudo introdutório do livro A Firma, o Mercado e o Direito (à venda por R$ 80 na Livraria ConJur), que reúne trabalhos do economista, Coase é antes de tudo um estudioso que aponta as fragilidades de uma orientação autoce...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coase-mostra-como-decisoes-judiciais-podem-ser-desastrosas-para-a-economia/399060066

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)