Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    COBRANÇA DE TARIFAS EM CONTAS INATIVAS SERÁ PROIBIDA

    Bancos não poderão cobrar tarifas por contas correntes sem movimentação por mais de 120 dias. É o que determina o projeto de lei 466/15, da deputada Ana Paula Rechuan (PMDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (11/04), em segunda discussão. O texto seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias para sancionar ou vetar a proposta.

    O banco deverá informar ao cliente a ausência da movimentação da conta e se há interesse em mantê-la ou encerrá-la. Caso não haja resposta, a instituição poderá encerrar a conta. A deputada explica que muitas pessoas que abrem conta salário imaginam que o serviço será cancelado automaticamente quando deixarem de usá-la.

    “As taxas continuam chegando, sem aviso e acabam incidindo juros sobre juros até que o cliente se vê com o nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa”. Em caso de descumprimento da regra, o banco poderá sofrer penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

    • Publicações17683
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-de-tarifas-em-contas-inativas-sera-proibida/448892273

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)