Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Cobrança de taxa de função técnica é válida se registro no órgão fiscalizador for obrigató...

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    aScript"> function limita (campo){ var tamanho = document.form1[campo].value.length; var tex=document.form1[campo].value; if (tamanho>=190) { document.form1[campo].value=tex.substring (0,190); > return true; > Cobrança de taxa de função técnica é válida se registro no órgão fiscalizador for obrigatório O que é JurisWay? Conheça nossos Colaboradores Profissionais Classificados Indique o JurisWay aos amigos Críticas e Sugestões - Navegue por áreas - Introdução ao Estudo do DireDireito de FamíliaDireito CivilDireito PenalDireito Individual do TrabalDireito Coletivo do TrabalhoDireito Processual do TrabalCondomínioDireito EmpresarialDireito AdministrativoDireito AmbientalDireito do ConsumidorDireito ImobiliárioDireito PrevidenciárioDireito TributárioLocaçãoOutrosPropriedade IntelectualResponsabilidade CivilDireito de TrânsitoDireito das SucessõesDireito EleitoralDireito Processual CivilLicitações e Contratos AdminDireito ConstitucionalDireito ContratualDireito Internacional PúblicTeoria Econômica do LitígioRelações com a ImprensaDesenvolvimento PessoalDesenvolvi ProfissionalLíngua PortuguesaLíngua Inglesa flash ('/v2/banners/certificados.swf','516','78') Email:Senha:Esqueceu a senha?Não tem cadastro? Busca: Publicidade Notícias Jurídicas Cobrança de taxa de função técnica é válida se registro no órgão fiscalizador for obrigatórioSTJ - 14/9/2009 Se o registro no órgão fiscalizador for obrigatório, o pagamento da taxa de anotação de função técnica (AFT) também será, já que está vinculada à atividade básica ou à natureza dos serviços prestados pela empresa. A decisão é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que proveu parcialmente o recurso do Conselho Regional de Química da 13ª Região (SC) para reconhecer a legalidade da cobrança da taxa de AFT. O Conselho recorreu ao STJ contra a decisão que entendeu ser indevida a cobrança de anuidade pelo conselho com referência à sua filial localizada no município de Videira (SC), bem como a taxa de anotação de função técnica. Além disso, manteve a multa pela não inscrição de profissional na área química na condição de responsável técnico junto ao Conselho Regional de Química. Para tanto, sustentou violação de diversas leis que tratam do valor das anuidades, do pagamento e das filiais e representações. Por fim, pediu a reforma da decisão para conceder ao conselho o direito de cobrar as anuidades e taxas filiais da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Ao decidir, a relatora, ministra Eliana Calmon, destacou que se trata de empresa que explora os serviços de água e esgoto (atividade que demanda procedimentos essencialmente químicos) e que se exige o registro, junto ao Conselho, de profissional como responsável técnico, razão pela qual é devida a cobrança da taxa de AFT. Para ela, a cobrança da multa serve para coibir a transgressão à norma e não pode isentar o infrator do pagamento de taxa legalmente exigível a todas as empresas regularmente registradas no órgão de classe.

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-de-taxa-de-funcao-tecnica-e-valida-se-registro-no-orgao-fiscalizador-for-obrigato/1876146

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)