Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Colaboração do Senac para profissionalização dos brasileiros é lembrada em homenagem

    Publicado por Senado
    há 9 anos

    Os 69 anos de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foram celebrados pelo Senado na manhã desta segunda-feira (23) em sessão no Plenário. A importância do órgão para a educação e profissionalização dos brasileiros, facilitando o alcance ao efetivo emprego, foi destacada pelos participantes da homenagem.

    Os participantes da homenagem também lembraram que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participa do financiamento dos cursos oferecidos pelo Senac e lamentaram o fato de que os repasses do governo federal para o programa estejam atrasados.

    Inaugurado em 10 de janeiro de 1946, o Senac é hoje um dos principais agentes de educação profissional do país, voltado para o setor do comércio de bens, serviços e turismo. São mais de 600 unidades espalhadas por quase 4 mil municípios. Em 2014, foram 2,5 milhões de atendimentos, sendo 1,8 milhão de matrículas em educação profissional. Destas, 1,1 milhão foram gratuitas, o que deixa patente a preocupação com a inserção social, como afirmou o autor do pedido de homenagem, senador Paulo Paim (PT-RS). Ele acredita que a instituição pode ser considerada um dos trunfos para se alcançar os objetivos propostos pela presidente Dilma Rousseff de transformar o Brasil na “Pátria Educadora”, assim como as demais integrantes do Sistema S.

    - São quase 70 anos de uma trajetória inteiramente dedicada ao fortalecimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo no Brasil e à qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do país. A capacidade de se transformar e se aprimorar explica o espantoso desempenho do Senac, que acumulou mais de 55 milhões de atendimentos prestados a trabalhadores e empresários, por meio dos programas mais variados, de forma presencial ou a distância, em todo o território nacional – registrou Paim.

    Na abertura da sessão, como presidente dos trabalhos, o senador Jorge Viana (PT-AC) destacou o quanto são bem sucedidas e essenciais as parcerias da iniciativa privada brasileira com a sociedade, por meio das organizações do Sistema S. Sempre buscando excelência, elas têm dado certo, especialmente quando vinculadas diretamente à formação e aperfeiçoamento dos trabalhadores, como destacou o parlamentar.

    Na mesma linha, o senador Hélio José (PSD-DF) apontou o Senac como uma instituição exemplar, que aperfeiçoa parcerias e oferece inserção social por meio de bolsas e outros serviços gratuitos aos mais carentes. Mas em sua avaliação, o país precisa aprimorar a educação profissional, hoje ainda tímida.

    - Precisamos incentivar os brasileiros a escolher a formação técnica como opção para ingressar no mercado de trabalho - analisou.

    Jovens

    O senador Telmário Mota (PDT-RR) ressaltou a importância da instituição para seu estado. Segundo ele, o Senac tem sido responsável por encaminhar milhares de jovens roraimenses ao mercado de trabalho ao longo dos anos.

    - Quem nos dera que alguns governantes que passaram pelo nosso estado tivessem tido essa mesma visão da importância dos estudos na formação do nosso jovem. Com certeza, não teríamos tantos adolescentes desempregados, outros no mundo da droga ou no submundo do crime – afirmou.

    Já Wellington Fagundes (PR-MT) trouxe o depoimento de um jovem mato-grossense chamado Robson Davi Ramos da Silva, de 16 anos, beneficiado pelos cursos da instituição. De acordo com o senador, Robson afirma que “o Senac ofereceu um recomeço, preparando-o para a vida e o ensinando a ser um homem com visão de futuro”. Ele trabalhava em situação análoga à de escravo, disse o parlamentar, e hoje é um Jovem Aprendiz lotado no Ministério Público do estado, um exemplo a ser seguido, ressaltou.

    - O Senac tem a valorosa missão de educar para o trabalho – completou.

    Orçamento

    A senadora Ana Amélia (PP-RS) apontou a importância do Senac para a superação dos dilemas sociais e econômicos que podem ser observados no Brasil. Destacou do mesmo modo o papel do Pronatec nesse sentido. Ela aproveitou a sessão de homenagem para conclamar os senadores e deputados a votarem logo o Orçamento de 2015 para que os recursos ao programa sejam liberados pelo Poder Executivo.

    - O atraso da liberação dos recursos do Pronatec não é um bom sinal. Algumas coisas são fundamentais. Nós não podemos suspender, paralisar. Se não estamos liberando o dinheiro, porque o Senado e a Câmara não votaram o Orçamento deste ano, nós temos que fazer um esforço para votar – afirmou.

    Segundo a senadora, o governo já anunciou que fará a liberação dos recursos do programa a todas as instituições envolvidas, incluindo o Senac.

    - Nós temos todos o compromisso de, nesta 'pátria educadora', não deixar que isso fique apenas na retórica, nas palavras bonitas, mas que isso seja, de fato, viabilizado através da liberação imediata do recurso – reforçou Ana Amélia.

    Também fez pronunciamento o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) ex-aluno do Senac. Segundo afirmou, a sessão de homenagem foi oportuna para a equipe econômica do governo refletir sobre o momento de crise na indústria nacional. Ele afirmou que a Câmara e o Senado têm a grande responsabilidade de alertar o governo e falar a verdade sobre o caminho a seguir.

    - Para que esse futuro seja realmente brilhante, precisa da nossa ação, do nosso trabalho, da nossa dedicação. O verdadeiro deputado e senador da base do governo é aquele que fala a verdade para quem está no exercício do poder – disse o deputado.

    Convergência

    Adelmir Santana, ex-senador e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), entidade sindical patronal a qual o Senac está ligado também participou da homenagem. Ele destacou que Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma "convergência nacional", já que o requerimento para a seção foi apresentado por senadores de vários partidos. Ele lembrou que o Senac está presente em todos os estados e no Distrito Federal, em 3.061 municípios.

    São 625 unidades operativas, 30 mil instrutores por todo o país e mais de 5.600 parcerias com outras entidades. Adelmir lembrou ainda do trabalho social desenvolvido pelo Senac com as gratuidades, principalmente por meio do Pronatec, e pediu que o governo federal coloque em dia os repasses destinados ao programa, uma das bandeiras da campanha de reeleição de Dilma Rousseff em 2014.

    - Não podemos deixar que um programa como esse sofra descontinuidade. É preciso que levem em conta a importância da existência desse programa e coloquem efetivamente em dia as obrigações do Estado para com o Senai, o Senac e as escolas que hoje participam do Pronatec – disse.

    A homenagem foi proposta por Paim, com apoio dos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Wilder Morais (DEM-GO). O ex-senador Pedro Simon foi um dos subscritores do requerimento apresentado no ano passado.

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/colaboracao-do-senac-para-profissionalizacao-dos-brasileiros-e-lembrada-em-homenagem/168823739

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)