Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Com especialização de juízes, TJ-SP espera ganhar agilidade e segurança

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 6 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu investir na especialização de seus juízes. No final de 2017, criou duas varas empresariais e de conflitos de arbitragem, além da terceira de falências e recuperações judiciais. Todas as três ficam no Fórum João Mendes Jr., no centro da capital paulista.

    A criação de varas empresariais em São Paulo era discutida pelo menos desde a década de 1990, mas só em dezembro de 2016 é que o Órgão Especial definiu que até três varas cíveis poderiam mudar de competência para, a partir daí, julgar conflitos que envolvam empresas. Advogados entendem que a medida gera segurança jurídica e, consequentemente, estimula a economia.

    As 1ª e 2ª Varas Empresariais e de Conflitos Relacionados à Arbitragem só recebem processos novos. Nenhuma ação já em andamento foi transferida. Até então, processos sobre franquias, marcas e patentes, cumprimento de contratos e pendências societárias, por exemplo, eram distribuídos a diferentes juízos.

    Parecer da Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo estima que pelo menos 5.740 novos processos empresariais chegaram à capital entre janeiro de 2013 e agosto de 2016, o equivalente a 130 por mês, em média. O documento afirma que o número é bem maior, pois nem sempre advogados das partes cadastram o assunto antes da distribuição.

    Já a 3ª Vara da Falência e Recuperações Judiciais “herdou” ações de 42 varas cíveis centrais do fórum, absorvendo falências decretadas pelo regime antigo da concordata, do ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11018
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-especializacao-de-juizes-tj-sp-espera-ganhar-agilidade-e-seguranca/611941590

    Informações relacionadas

    Mauricio Souza Advogados, Advogado
    Notíciashá 3 meses

    TJSP: Seguradora deve indenizar motorista que recusou bafômetro após acidente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)