Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Com viagem marcada para Portugal, Renan diz não poder impedir promulgação de emenda sobre TRFs

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Indagado nesta sexta-feira (31) sobre a possibilidade de o vice-presidente do Congresso Nacional, deputado André Vargas (PT-PR), promulgar na próxima semana a emenda constitucional que cria quatro tribunais regionais federais, o presidente do Senado, Renan Calheiros, que também é o presidente do Congresso, disse que não pode deixar de participar de um compromisso oficial para impedir a promulgação. Renan tem viagem marcada para Portugal entre os dias 5 e 11 de junho.

    A agenda inclui visita ao Parlamento português e encontros com o primeiro-ministro daquele país, Pedro Passos Coelho, e o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco. Com a viagem de Renan, o deputado do PT assume o comando do Congresso. Apesar de admitir a possibilidade de promulgação da medida, Renan Calheiros reforçou que não concorda com o procedimento.

    - Eu não promulguei a PEC que cria os tribunais federais exatamente porque há uma redação que a Câmara aprovou diferente da redação que o Senado havia aprovado. Mas é evidente que eu não posso deixar de fazer uma viagem oficial e nem posso limitar o papel constitucional do primeiro vice-presidente. Se ele desejar promulgar, eu não tenho o que fazer – explicou.

    Aprovada em abril pela Câmara dos Deputados, a PEC 544/2002 , que tramitou no Senado como PEC 29/2001, cria tribunais com sedes em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus. O texto dá prazo de seis meses para a instalação desses tribunais, a contar da promulgação da emenda constitucional.

    A ampliação da Justiça Federal de segunda instância no país - de cinco para nove TRFs - é polêmica e gerou críticas do presidente do STF, Joaquim Barbosa. Além disso, alguns parlamentares sustentam que a medida é inconstitucional, porque a iniciativa de criação dos tribunais deveria ser do Judiciário, por meio de projeto de lei.

    Já os defensores da proposta rechaçaram alegações de que haverá altos custos com a implantação dos novos TRFs.

    Prioridades

    Na mesma entrevista, o presidente do Senado afirmou que as prioridades do Congresso no momento são a análise dos vetos presidenciais e o processo de análise das medidas provisórias. Renan Calheiros afirmou que também pretende promover o exame das contas do governo. Na quarta-feira (29), o presidente do Tribunal de Constas da União (TCU), Augusto Nardes, entregou o relatório sobre o exercício financeiro de 2012. As contas foram aprovadas com ressalvas.

    - É evidente que nós vamos ter que priorizar a análise dessas contas, O Congresso Nacional vai cumprir a sua parte. O que temos que regulamentar primeiro é a análise de vetos, trancamento de pauta, mas nós vamos priorizar a apreciação dessas contas também – disse Renan.

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-viagem-marcada-para-portugal-renan-diz-nao-poder-impedir-promulgacao-de-emenda-sobre-trfs/100541200

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)