Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comandante de avião não tem direito a adicional de periculosidade

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    A simples permanência do trabalhador a bordo de aeronave, durante o abastecimento desta, no desempenho das atribuições de piloto, não o expõe a risco acentuado, não estando correto o enquadramento procedido em perícia técnica. Foi esse o entendimento da 4ª Turma do TRT-4 ao absolver a VRG Linhas Aéreas S.A., a Varig Logística S.A. e a Volo do Brasil S.A., da condenação ao pagamento de adicional de periculosidade a um ex-piloto que prestava serviço às empresas.

    A sentença decidiu pela condenação das três reclamantes ao pagamento de adicional de periculosidadea por todo o período contratual (17 anos), mais reflexos salariais. A juíza Rita de Cássia Azevedo de Abreu embasou sua decisão nos fundamentos do laudo pericial, que apurou o contato do funcionário com agentes danosos à saúde.

    O desembargador Ricardo Tavares Gehling, relator do acórdão, argumentou em seu voto que o autor não estava sujeito à condições perigosas, na acepção legal, porquanto apenas os pontos de abastecimento são enquadrados como área de risco, nos termos do Anexo 2, da NR 16 da Portaria nº 3.214/78.

    Atuam em nome das empresas aéreas os advogados Antônio Graeff Martins, Simone Cruxên Gonçalves e André Luiz Azambuja Krieger. (Proc. nº 0001400-97.2007.5.04.0024 - com informações do TRT-4).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comandante-de-aviao-nao-tem-direito-a-adicional-de-periculosidade/2428251

    Informações relacionadas

    Carlos Jose Ferreira da Rosa, Engenheiro Mecânico
    Artigoshá 7 anos

    Insalubridade e periculosidade na operação de caldeiras

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)